De 12 a 25 de abril, os alunos de mestrado e doutorado da UFJF terão a oportunidade de se inscrever no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação pelo site www.simi.org.br/empreender. O programa será realizado em Juiz de Fora em duas partes: de 3 a 7 de maio e de 17 a 21 de maio.
O que é: O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação é uma capacitação complementar em empreendedorismo e inovação, cujo objetivo é contribuir para transformar a pesquisa científica em inovação tecnológica.
Para quem é voltado: mestrandos e doutorandos das áreas tecnológicas, gerenciais e biológicas das universidades públicas de MG. Em UFJF os cursos focados são: Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, Ciências Biológicas – Comportamento e Biologia Animal, Ciências Biológicas – Imunologia/Genética e Biotecnologia, Design, Ecologia, Economia Aplicada, Educação Física, Engenharia Elétrica, Física, Modelagem Computacional, Química, Saúde e Saúde Coletiva.
Quem oferece: A Sectes-MG e o Simi realizam o Programa, em parceria com o Instituto Inovação.
De onde surgiu a iniciativa: A partir da análise dos indicadores brasileiros de inovação, percebe-se que o estado de Minas Gerais ocupa, uma posição de destaque no país, no que diz respeito à Inovação. Porém, percebe-se que apenas uma pequena parte deste conhecimento é transformada em inovação tecnológica. Soma-se a estes dados, a aprovação da Lei Nacional de Inovação e da Lei Mineira de Inovação e o crescimento do orçamento destinado à Fapemig. Conclui-se então, que um cenário favorável para a C&T está se construindo em Minas Gerais e no Brasil, especialmente nas universidades, onde há um grande potencial para a conversão de pesquisa científica em inovação tecnológica.
Objetivos:
- Disseminar nas Universidades de MG a cultura da inovação e do empreendedorismo;
- Mobilizar e despertar pesquisadores para geração de novas oportunidades;
- Dar visibilidade estadual para a questão da inovação tecnológica;
- Preparar pesquisadores para a lógica do mercado produtivo.
Como acontece: Por meio de estratégias de Educação e Mobilização para a Inovação como:
O EMBATE® (Empreendedorismo de Base Tecnológica): um seminário vivencial, dinâmico e participativo, de 20 horas, que resulta na elaboração de planos de inovação. O EMBATE já foi ministrado em empresas e centros de pesquisa do Brasil e da Colômbia e validado como ferramenta de ativação de comportamento empreendedor. Serão oferecidos 3 EMBATES por universidade. Na UFV, eles serão realizados no período de 12 a 16 e de 26 a 30 de abril.
O que é um plano de inovação? Não é um plano de negócios, nem um projeto de pesquisa. É o resultado do trabalho realizado em grupos multidisciplinares, durante os Embates, cujo objetivo é estruturar uma idéia ou conhecimento científico em forma de produto, serviço, tecnologia ou negócio inovador. Trata-se de um exercício pedagógico prático que permitirá ao participante considerar aspectos do mercado e da tecnologia enquanto desenvolve características de empreendedorismo e inovação que poderá utilizar para toda a vida.
Torneio e Premiações: Os planos de inovação farão parte do Torneio Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação, composto de 3 fases: 1ª – escolha do plano de inovação vencedor de cada seminário; 2ª – escolha do plano de inovação vencedor por universidade e 3ª – escolha do plano vencedor do estado de MG, durante a 6ª edição do Inovatec, em outubro de 2010, na Expominas. O plano selecionado em cada fase concorrerá à etapa seguinte e à Prêmios como visitas técnicas em empresas referência em inovação em MG. O plano vencedor da final ganhará visita a um centro de referência em inovação no exterior.
Rede Social para Inovação: Além da formação complementar oferecida pelos Embates e do estímulo gerado pelo Torneio e os Prêmios, foi desenvolvido um hotsite com ferramentas web 2.0 www.simi.org.br/empreender. Ele oferece informação, participação e interação social por meio de notícias, vídeos, fóruns, comunidades e outros recursos. Seu objetivo é criar uma rede social que amplie o impacto do programa, integre a oferta e a demanda na área de inovação tecnológica, podendo gerar oportunidades de crescimento profissional aos participantes.
O que o estudante ganha ao participar:
- Desenvolve competências na área de empreendedorismo e inovação;
- Troca conhecimentos e experiências com a equipe e por meio da rede de relacionamentos do SIMI www.simi.org.br;
- Participa do Torneio entre os planos de inovação;
- Concorre a visitas técnicas em centros de referência em inovação de MG e do exterior;
- Dá visibilidade ao seu plano de inovação durante os eventos de premiação;
- Qualificação específica para o mercado de trabalho, que por sua vez abre outras opções profissionais: criar a própria empresa, prestar consultoria, atuar em empresas referência em inovação, desenvolver rede de relacionamentos e novos negócios com parceiros do Brasil e do mundo.
Recursos Investidos: Da FAPEMIG – R$ 938.834,53
Parceiros: Fiat – patrocínio em negociação.
Números interessantes:
- No de universidades públicas envolvidas – 11 federais e 2 estaduais, sendo 13 no total;
- No de mestrandos e doutorandos envolvidos – 75 por universidade, sendo 975 no total;
- No de Seminários – 39;
- No de Planos de Inovação – 195;
- No de Pesquisadores visitando empresas – 195;
- No Empresas/ Centros de Referência em Inovação Tecnológica Visitadas em MG – 39.
Fontes Indicadas para Entrevistas:
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes-MG)
Professor Evaldo – secretário adjunto – (31) 3247-2008
Sistema Mineiro de Inovação (Simi)
Paulo Adriano Sobrenome – gerente – (31) 3247-2064 ou (31) 9146-7171
Instituto Inovação
Paulo Renato Macedo Cabral – presidente – (31) 3337-7418
Renata Horta – coordenadora da área de Cultura e Educação – (31) 9278-0708
Informações e Inscrições