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Dia do servidor público: veja alguns dos valores que nos movem

 

Compromisso com o bem-estar, atendimento das necessidades da população, melhoria da qualidade de vida, promoção de uma sociedade mais igualitária e o desenvolvimento social e econômico do Brasil são alguns dos princípios que movem os trabalhos dos servidores e técnicos-administrativos em exercício no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Celebrado em 28 de outubro, o dia do servidor público é a oportunidade perfeita para enaltecer esses princípios e agradecer o trabalho desses colaboradores, que não viabilizam apenas o funcionamento do Critt, mas se dedicam a educação pública e ao desenvolvimento do país, por meio dos serviços de gestão da inovação, transferência de tecnologia, proteção ao conhecimento e fomento ao empreendedorismo. 

Para comemorar a data, convidamos quatro servidores do Critt para nos contar sobre a importância do serviço público, além de relatar como tem sido a experiência e os desafios do serviço remoto. 

Servir a comunidade

De acordo com o diretor do Critt, Ignacio Godinho Delgado, o servidor público tem a missão de atender à sociedade, através das atividades de responsabilidade do Estado. “É uma enorme responsabilidade e, também, uma honra. Servir à sociedade é atender ao público com denodo, no âmbito de cada função, e buscar a melhoria contínua da vida das pessoas”, conta. Além disso, o diretor assegurou que o “apego à norma, absolutamente indispensável, deve vir acompanhado de uma disposição proativa, que não se renda à rotina, mirando o desenvolvimento de ações que tenham, no horizonte, a elevação do bem-estar geral da sociedade”. 

Para a gerente de Planejamento e Gestão, Débora Marques, que já atua há doze anos no serviço público, o maior valor de exercer um ofício no público é o fato de poder participar de políticas e estratégias públicas para melhorar a qualidade vida das pessoas. “Quando a gente atua em uma parte estratégica como a que eu atuo, a gente pode de fato, por meio dos programas que a gente faz, induzir melhorias na qualidade de vida através do acesso à inovação”, diz. A gerente comenta que é gratificante participar da criação de programas que possam levar, de modo mais igualitário,  às pessoas terem acesso às pesquisas e aos laboratórios que a universidade pode oferecer. “A gente pode fazer programas como o Adas Tech, que ajuda mulheres a empreender na questão tecnológica, que é uma deficiência que a gente tem no empreendedorismo feminino brasileiro hoje”, destaca.

“O  fruto do nosso trabalho é o bem-estar do outro”, afirma Josane Weber, gerente do Setor de Treinamento. Para ela, o servidor público é aquele que trabalha para satisfazer as necessidades da população”, afirma. Josane relata que trabalhar no Centro Regional de Inovação é uma “forma de coroar, ainda mais, o fato de ser servidor público, pois o Critt é na sua origem um órgão dentro da universidade que busca justamente o desenvolvimento local e regional”. 

Trabalho na quarentena

Com as atividades presenciais interrompidas, em março de 2020, os técnicos-administrativos do Critt reinventam-se, cada vez mais, para manter os serviços de forma criativa e refletindo sobre as novas realidades. O nosso colaborador e economista da UFJF, Fernando Agra, conta que a pandemia era algo inimaginável. “Algo que a gente só via em filme e de repente ela veio. Foi muito abrupta. Então, todos nós tivemos que ser resilientes e nos adaptarmos para continuar oferecendo os serviços”, afirma.

Segundo Josane, durante esse período de quarentena, os colaboradores do Critt não só continuaram com os trabalhos cotidianos, como também cumpriram uma das suas principais premissas, que é a gestão da inovação. “A gente tentou levar para a população, durante este período de pandemia, a informação de todas as formas e maneiras possíveis para nós. Nós não paramos com o incentivo ao empreendedor. A gente procurou oferecer soluções para aqueles que já estão no mercado e as pessoas em geral”, esclarece. 

Ignacio lembra que neste período desenvolvemos o programa “Critt na Quarentena” e aperfeiçoamos os procedimentos para atendimento não presencial de nossos clientes e parceiros. “Em diversas áreas, como a proteção ao conhecimento e transferência de tecnologia nossos indicadores até melhoraram”, relata. O diretor diz que as atividades de treinamento foram intensificadas. “Lançamos o Programa de Inovação Aberta e mantemos, de forma remota, os programas do setor de empreendedorismo. Com responsabilidade, segurança sanitária e a dedicação de sua equipe, o Critt não parou”, finaliza.

Servidores do Critt

Delgado destaca que a toda a equipe do Critt se esforça para atender com dedicação às pessoas que utilizam seus serviços, na proteção ao conhecimento, transferência de tecnologia, estímulo ao empreendedorismo de base tecnológica e treinamento. “Na direção desta equipe extraordinária de servidores públicos e bolsistas, temos nos empenhado em acentuar as relações com a sociedade civil e outras agências do poder público, para que não façamos bem apenas nossas atividades convencionais, mas estimulemos a germinação de projetos estruturantes que favoreçam o desenvolvimento regional”, aponta.  

O Centro Regional de Inovação agradece todos os seus colaboradores pela troca de experiências, determinação e qualidade dos serviços prestados. A competência e a responsabilidade de cada um de vocês são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional de todos nós. É motivo de muito orgulho saber que fazemos parte da história e do desenvolvimento de profissionais como vocês.