Na tarde de ontem, 9, o Centro Regional de Inovação e Tecnologia (Critt/UFJF) deu início à primeira etapa do Programa de Formação Empreendedora. O projeto, focado na criação e desenvolvimento de soluções com caráter inovador, visa fornecer aos participantes bases sólidas para que possam transformar suas propostas em reais empreendimentos.
A etapa apresentada tem como objetivo qualificar e introduzir os participantes nos temas relacionados a empreendedorismo, para adiante prepará-los para a elaboração do “Plano de Negócios”. No encontro, os empreendedores puderam ter contato com as primeiras diretrizes que guiarão o processo de amadurecimento das ideias, além de trocarem experiências entre si.
“No início do curso foram abordados os temas Empreendedorismo e Inovação, com foco na geração de ideias. Em seguida, os empreendedores apresentaram varias propostas que têm grande potencial para se transformarem em empresas e solucionar problemas que existem no mercado”, explica o responsável pela Incubadora de Base Tecnológica (IBT), Leonardo Frossard.
Diversidade de público
Para o mestre René Eberle, o Critt/UFJF é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio: “Apesar de eu ser das Ciências Humanas, tenho uma ideia e uma forte vontade de empreender. No Brasil, profissionais oriundos das sociais aplicadas não tem tradição de empreender, diferente dos jovens dos EUA e países da Europa, em que as principais propostas surgem destes profissionais”, avalia.
“Com a experiência aqui no Centro, vou conseguir olhar para o meu projeto de forma mais crítica, além de desenvolver um plano de negócios para concretizá-lo e me conectar a pessoas que, por sua vez, estão na mesma situação que eu, buscando novas oportunidades e passando pelas mesmas dificuldades”, reconhece ele, que é formado em Ciências Sociais e Aplicadas, e está participando do programa.
Já o estudante Rodrigo de Santis ressalta a possibilidade de estabelecer novas parcerias “No curso, foi possível aprender conceitos que realmente vão estruturar o projeto, e, além disso, um ponto muito interessante é a possibilidade do networking, ou seja, conhecer pessoas que desenvolvem outros produtos, de diferentes segmentos mas, que muitas vezes, possuem ideias que se colidem e que de certa forma, são potenciais parceiros”, diz ele, que é graduando em Engenharia de Produção.
“As expectativas são as melhores possíveis, pois temos uma turma bem heterogênea em termos de áreas de formação, sendo algumas ideias de base tradicional e outras que possuem a inovação como característica”, ressalta Frossard. Ao todo, a turma conta com 25 inscritos, tendo colaboração de empresários dos negócios atualmente incubados no Critt/UFJF.
Conheça o Programa
O Programa de Formação Empreendedora se divide em duas etapas. Na primeira, os participantes serão qualificados e preparados para idealizarem o Plano de Negócios de seus projetos. Já na segunda etapa, eles receberão apoio para concretizá-lo, e ainda poderão ser selecionados entre os cinco melhores projetos, no que diz respeito a viabilidade técnica, mercadológica e financeira. Abordando o módulo “Metodologia para Modelagem de Negócios: Business Model Generation – Canvas”, o curso terá continuidade na próxima quarta-feira, 16, ás 16h.
Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)
Leia mais:
ATSR facilita investimentos na Bolsa de Valores para iniciantes e profissionais a nível global
Portal desenvolvido pela OPT Soluções facilita compra de peças para veículos em todo o Brasil
Software promete acelerar análise de empresas participantes de processos licitatórios
Plataforma intuitiva desenvolvida por empresa incubada simplifica compra e venda de imóveis
Bemmelhor moderniza relação entre empresas e mercado com soluções em telecomunicações
Inovação em sorrisos: Tecnologia reduz custo e eleva qualidade de próteses dentárias
Midialinks inova no mercado publicitário com integração rápida e prática entre empresas
Confira a cobertura fotográfica do evento: