
Na última terça-feira (25) ocorreu o Festival de Robótica na FACC (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis) em parceria com o Critt (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia). O festival surgiu com a junção de dois projetos da faculdade, o “Minds of the Future” e o “Robótica nas Escolas”. O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências em programação, robótica e pensamento crítico por meio de uma competição educacional com o kit LEGO Spike Prime, incentivando estudantes de escolas públicas de Juiz de Fora a aplicarem conhecimentos adquiridos nos projetos Minds of the Future e Robótica nas Escolas.
Utilizando a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o evento busca estimular a inovação, o trabalho em equipe e o empreendedorismo, proporcionando uma experiência prática e colaborativa que contribua para a formação digital e integrativa dos participantes. Participaram do festival 9 equipes de 7 instituições diferentes, sendo que todas já haviam tido um contato prévio com o projeto. Durante o evento, cada equipe recebeu um robô montado e ficaram responsáveis por programar o código correspondente a cada etapa da pista. Cada equipe teve aproximadamente 2h para programar os códigos e depois os projetos foram apresentados e avaliados pela banca de acordo com os critérios.
As equipes participantes foram: Camaleão Bot (Escola Estadual Presidente Costa e Silva); Omega Tech (Escola Estadual Presidente Costa e Silva); Ótimos Prime (Escola Estadual Presidente Costa e Silva); 1º ano 1 Cônego (Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro); Amargen (Instituto Amargen); Squad Robô (Escola Estadual de Belmiro Braga); InovaXXIII (Colégio de Aplicação João XXIII); Policyber Team (Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes) e Quarteto Fantástico (Escola Estadual Antônio Carlos).
As equipes vencedoras ganharam prêmios em dinheiro e os valores foram divididos igualmente para os participantes das equipes. O pódio final foi:
5º – Amargen

4º – Policyber Team

3º – Omega Tech

2º – Quarteto Fantástico

1º – Inova XXIII

Os critérios da banca avaliadora foram divididos da seguinte maneira:
1) Execução correta das instruções
- Cumprimento de todas as instruções
- Precisão na execução
- Consistência
2) Tempo de execução
- Menor tempo para completar todas as instruções.
- Penalidades por falhas
3) Criatividade e inovação
- Originalidade no design
- Soluções inovadoras
- Funcionalidade
4) Qualidade da programação
- Eficiência do código
- Clareza e organização
- Adaptabilidade
5) Trabalho em equipe
- Colaboração
- Comunicação
- Atitude empreendedora
Sobre o projeto “Minds of the Future”
O projeto Minds of the Future consiste em uma mútua cooperação entre o Estado de Minas e a UFJF para a instalação de ‘salas maker’ e transferência de saberes de empreendedorismo, inovação e linguagem de programação básica utilizando materiais de robótica da Lego® Education e a abordagem STEAM (do inglês, Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).
O objetivo principal é contribuir para a formação complementar de base digital, empreendedora e integrativa de docentes e discentes da rede de ensino de Juiz de Fora, especialmente do 9º (nono) ano e do Ensino Médio. Embora o material utilizado já estimule o pensamento crítico necessário ao desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores, são desenvolvidos pela equipe do projeto outros produtos educacionais voltados para o ensino de programação básica, empreendedorismo, educação financeira e ESG (do inglês, Environmental, Social, Governance).
Sobre o projeto “Robótica nas Escolas”
O projeto “Robótica nas Escolas” consiste em uma mútua cooperação entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, e a UFJF, visando o desenvolvimento de ações de formação empreendedora e de inovação tecnológica, com a inserção da robótica como prática de aprendizagem ativa, constituindo assim em ferramentas didático-pedagógica destinadas a estudantes de escolas públicas de Juiz de Fora e região. Essas atividades possibilitam trocas de experiências entre os discentes da UFJF e os alunos do ensino fundamental e médio, agindo como elemento motivador para as áreas de ciências, tecnologia, inovação , engenharia e matemática.
.
.P
Por: Marina Cabral