Fechar menu lateral

Partec JF e Critt convidam representantes de espaços culturais da cidade para reunião sobre Economia Criativa

Na última sexta-feira (14), o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) em parceria com o Partec JF reuniram representantes da área cultural de Juiz de Fora para apresentações sobre novos projetos que serão implementados na cidade. A abertura da reunião contou com falas de Rogério Freitas (FUNALFA), Ignacio Delgado (SEDIC), Eduardo Crochet (SETUR), Marcus Medeiros (Procult/UFJF) e Fabrício Campos (Proinova/UFJF).

As pautas da reunião abordaram cultura, economia criativa e inovação, com a participação especial de André Lira (Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura – SEC/MinC) que apresentou o Programa Territórios Criativos, destacando a necessidade de compreender o território como vetor para fortalecer ecossistemas locais, transformando criatividade em valor. 

Além disso, tivemos a apresentação de Fabrício Campos sobre o Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora que terá um papel fundamental no fomento do audiovisual na cidade com a construção de um estúdio de 4 mil m² no Módulo 2 do Partec JF que será situado no Distrito Industrial. Logo após, Ignacio Delgado (Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade – SEDIC) discursou sobre a Economia Criativa e Internacionalização, mostrando os resultados da missão oficial à China e o posicionamento de Juiz de Fora em relação ao cenário internacional. 

Ademais, Cesar Piva da Câmara Intersecretarial da Economia Criativa (CriAtiva) apresentou o Projeto Rede Estações Criativas que pretende alavancar o desenvolvimento do audiovisual e da inovação, por meio de eixos que são a qualificação, as competências criativas, a produção de conhecimento, o fomento à produção, a criação de comunidades criativas em rede, a infraestrutura e a governança.

O Pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos, comentou sobre a iniciativa de realizar a reunião no Critt: “Foi uma alegria receber este encontro no Critt e reunir as instituições que estão construindo, de forma colaborativa, uma visão de futuro para Juiz de Fora. A economia criativa tem um papel central nesse processo. Ela não é apenas um conjunto de atividades culturais, mas uma área estratégica para gerar valor, inovação e desenvolvimento local.”

Ele comenta também sobre o papel do Partec JF nessa nova realidade: “No Parque Tecnológico de Juiz de Fora, temos trabalhado para que a economia criativa seja um dos pilares estruturantes do nosso ecossistema. Isso significa promover conexões entre cultura, tecnologia, formação empreendedora e negócios capazes de transformar a cidade. Quando fortalecemos esse setor, ampliamos oportunidades para novos talentos, criamos ambientes de experimentação e impulsionamos iniciativas que trazem dinamismo econômico.”

 

 

Este encontro demonstra o alinhamento com uma agenda contemporânea, que reconhece a criatividade como ativo competitivo e como força para a construção de uma cidade mais inovadora, inclusiva e preparada para o futuro. A reunião foi um importante passo para fomentar a sinergia entre entidades parceiras e órgãos públicos em relação à cultura e novos projetos que serão implementados na cidade e o Partec JF se coloca como agente ativo nessa parceria. 
.
.P
Por: Marina Cabral