Fechar menu lateral

Equipe do Partec JF participa da 35ª Conferência Anprotec

A equipe do Partec JF (Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora) esteve presente na 35ª Conferência Anprotec, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”. Os representantes que compareceram foram Fabrício Campos – Pró-reitor de inovação e presidente do Parque Tecnológico da UFJF, Leonardo Frossard – Coordenador Técnico do Partec JF, Gabriel Sunsi – Analista de Conexão entre pesquisa e mercado e Paula Monteiro – Analista de Projetos e Parcerias.

Equipe reunida para apresentação do artigo sobre o projeto do Biodiesel.

O evento, organizado pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) em parceria com o Sebrae (o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), reuniu representantes de parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, universidades, empresas e governos de todo o país. A Conferência discute os principais desafios e oportunidades dos ecossistemas de inovação, com ênfase na colaboração e na internacionalização. Seu propósito é integrar o Brasil a redes globais de inovação, impulsionar o empreendedorismo, destacar o papel de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos, além de incentivar o networking estratégico e propor ações voltadas ao apoio, à governança e ao financiamento do setor.

O Coordenador Técnico do Partec JF, Leonardo Frossard, comenta sobre a importância da participação no evento como representante do projeto: “A Conferência propiciou o encontro com diversos atores que apoiam o desenvolvimento do projeto do Partec JF, como os representantes do Governo do Estado de Minas, da FINEP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério de Desenvolvimento e Indústria (MDIC). Além de integrar a equipe do parque com a participação neste evento e dando oportunidade de capacitação para os nossos colaboradores.” 

A presença do Partec JF no evento foi marcada por momentos de networking, aprendizados e, principalmente, pela apresentação de dois artigos de boas práticas relacionadas ao parque, sendo eles: 

1) Internacionalização, Inovação Aberta e Economia Verde: O caso da plataforma de Biodiesel do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e região. 

2) Ferramenta de aproximação entre empresas e o conhecimento científico e tecnológico universitário: E-books temáticos utilizados pelo Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora.

O relato de Gabriel Sunsi, Analista de Conexão entre pesquisa e mercado do Partec JF, reforça a importância do evento organizado pela Anprotec: “Desde o início da minha trajetória no campo da inovação tecnológica, ainda em 2018 como estudante de iniciação científica, acompanho a Conferência Anprotec e tinha  a vontade de participar. Retorno para Juiz de Fora com muita gratidão pela oportunidade, muitos aprendizados e muita esperança na capacidade dos ambientes promotores de inovação construírem um futuro de desenvolvimento econômico sustentável e responsável para nosso país!” 

Paula Monteiro, Analista de Projetos e Parcerias e a principal autora do artigo, comenta sobre a experiência positiva no evento: “Participar da 35ª Conferência Anprotec em Foz do Iguaçu foi uma experiência incrível. Todos os espaços de painéis, workshops, plenárias foram muito ricos e de muito aprendizado. O ponto alto do evento, com certeza, foi a apresentação do banner do artigo sobre o projeto do Biodiesel construído pela equipe do Partec JF. No espaço de exposição do banner foi possível explicar sobre o projeto aos interessados e também fazer conexões tanto com empresas quanto com outros ambientes promotores de inovação que possuem expertise na área de transição energética. O evento foi muito importante para que pessoas e ambientes do país todo pudessem conhecer o nosso Parque.”

O Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora (Partec JF), tem como meta principal promover um ecossistema voltado à inovação e ao empreendedorismo, estimulando a criatividade e a colaboração entre os negócios que lá se estabelecerem. O local será destinado à instalação de empresas, centros de pesquisa e desenvolvimento, tanto públicos quanto privados, além de prestadores de serviços tecnológicos avançados e de suporte às atividades voltadas à tecnologia. A previsão para a inauguração da sede do Partec JF no campus da UFJF é em março de 2026.
.
.P
Por: Marina Cabral