O pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos, esteve presente no 49º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), para promover a Mostra de Inovação, Ciência e Tecnologia. Entre os dias 10 a 12 de outubro, o evento reuniu centenas de estudantes de todo o estado para debater educação, democracia e inovação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A Pró-Reitoria de Inovação (Proinova) participou ativamente da programação, com destaque para a Mostra de Inovação, Ciência e Tecnologia, organizada em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, dando apoio na exibição de projetos do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). O evento reuniu projetos desenvolvidos por estudantes de diferentes instituições de ensino, com o objetivo de promover a divulgação científica e a disseminação da cultura de inovação dentro e fora do ambiente acadêmico.

“Destacar a importância da disseminação da cultura, da inovação na universidade, incluindo entre os alunos, fazendo com que a gente possa fechar esse ciclo do desenvolvimento do conhecimento, desenvolvimento das tecnologias, que esse conhecimento possa chegar na sociedade. “, comentou Fabrício Campos, pró-reitor de Inovação da UFJF.
Os trabalhos premiados na Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação foram:
Educação:
Laura Morais Calixto Gilberto e Samuel Fontainha – Principais Causas do abandono Escolar: Análise das causas e estratégias feitas por alunos e professores de escola pública em Banzaê-BA para reduzir a saída precoce dos estudantes. OBS.: Esse trabalho virou política pública
Victor Hugo Ferreira e Diego – Programa de Extensão popula na ocupação vitória.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
Cesar Augusto Maciel – Eleições e partidos em um regime oligárquico (1922-1952): A gênese do voto secreto
Ciências Bilógicas e da Saúde:
Nitúzia de Jesus Oliveira – Atuação do programa de apoio à lactação (Prolac) na promoção do aleitamento materno e saúde infantil em Viçosa, Minas Gerais.
Geociências Agrárias e Ambientais:
Nathalie Cristine Souza Ferreira – “Povos originários como engenheiros de ecossistemas”
Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias:
Davi Zimmermann – “Casulo – Arquitetura do/e fazer, atelier de projeto-ação”
O congresso, principal espaço de deliberação da UEE-MG, teve como propósito debater os rumos da educação no âmbito da autoridade nacional, além de fortalecer a atuação dos Centros e Diretórios Acadêmicos (CAs, DAs e DCEs) em Minas Gerais. Organizado pela UEE Minas, em parceria com o Cuca da UNE Mineiro e com apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e da UFJF, o evento reafirmou o comprometimento da Universidade Federal de Juiz de Fora com o fomento à ciência, à tecnologia e à participação estudantil como pilares fundamentais do desenvolvimento regional e nacional.
.
.P
Por: Marina Cabral