
Equipe da Rinobot com as medalhas do evento
A equipe participou da quinta edição do Rio Innovation Week, a maior conferência global de tecnologia e inovação, entre os dias 12 e 15 de agosto. O evento reúne empreendedores, investidores, corporações, startups, acadêmicos e entusiastas da inovação para discutir as principais tendências tecnológicas e oportunidades de negócios do futuro.
A Rinobot é uma equipe de competição de robótica da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora e possui o apoio do Critt – Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia em diversas instâncias. As equipes de competição são formadas por alunos de Graduação, do Mestrado e Doutorado que procuram colocar em prática os conhecimentos obtidos ao longo dos cursos e fazem parte da Pró-reitoria de Inovação (Proinova).
O time se preparou por meses para as competições do evento, organizando os planos de ação, estudos para melhoria dos projetos, manutenção e desenvolvimento de estratégias mais eficientes para conquistar as vitórias. A equipe conta com quase 70 pessoas e 22 participaram do evento, elas trabalharam em conjunto em cinco categorias diferentes, sendo elas, VSSS (Very Small Size Soccer), Seguidor de Linha, Sumô LEGO, Mini Sumô e Combate Peso Cupim. Todas as modalidades envolvem competições entre robôs.

Preparação do robô para a competição
Dentre essas categorias, a Rinobot conquistou o primeiro lugar na VSSS, segundo lugar na Seguidor de Linha e terceiro lugar na Sumô LEGO. O capitão do time, Marcelo Rother conta qual foi o sentimento após o evento: “É completamente gratificante. Acompanhar os trabalhos desenvolvidos desde o início, o apoio de diversos atores, desde ex membros até entidades dentro da universidade, em prol da disseminação da robótica e reconhecimento ao trabalho feito na UFJF, faz todo o esforço valer a pena.”
O Critt fornece apoio para o crescimento da Rinobot de diversas formas, como por exemplo, através do laboratório de prototipagem (CrittLab), onde foram desenvolvidas várias peças essenciais para os robôs, parceria em apresentações e eventos, nos quais a equipe pode ganhar mais visibilidade, apoio em viagens para eventos e competições, além de capacitações oferecidas pelo setor de treinamento.
.
.P
Por: Marina Cabral