Programa de qualificação capacita lideranças profissionais dentro do ecossistema crescente e complexo de parques tecnológicos

Módulo I do Programa de Qualificação em Gestão de Parques Tecnológicos em Campina Grande (PB). Foto: Reprodução/Critt
O Parque Tecnológico de Juiz de Fora (Partec JF) Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica (Critt) participou do Programa de Qualificação em Gestão de Parques Tecnológicos, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que teve início nesta terça-feira (11). O curso de qualificação acontece em três módulos presenciais, tendo o primeiro módulo sido ministrado entre os dias 11 e 12 de junho no Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) em Campina Grande (PB).
O curso de qualificação busca capacitar profissionais que atuam nos ambientes de inovação em temas centrais da gestão estratégica, aliando prática, imersão territorial e tendências internacionais. Nesta fase inicial, o material tratou de tópicos como políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Triple Helix (3H, 4H e 5H), fatores de sucesso na administração de parques tecnológicos, modelos jurídicos e administrativos, bem como a relevância dos ecossistemas colaborativos. As tarefas foram supervisionadas por especialistas e lideranças de parques tecnológicos e entidades de destaque no campo da inovação.
Participação da UFJF e Critt
Representando a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no programa, Fabrício Campos, pró-reitor de Inovação da instituição e diretor do Critt, e Leonardo Frossard, economista e coordenador técnico do Parque Tecnológico de Juiz de Fora (Partec JF), estiveram presentes no módulo I, reforçando o compromisso da universidade com a inovação, o fortalecimento de conexões e a qualidade administrativa.

Lideranças do Critt participam do programa promovido pela Anprotec. Foto: Reprodução/Critt.
“A Universidade Federal de Juiz de Fora se orgulha em integrar a Anprotec e acompanhar com entusiasmo o início do Programa de Qualificação em Gestão de Parques Tecnológicos. Iniciativas como essa reforçam nosso compromisso com a excelência na gestão da inovação e o fortalecimento de ambientes promotores de Inovação”, relata Fabrício Campos.
“À frente do Critt e do Partec JF, reitero a importância de espaços como esses estarem em constante evolução, conectados às melhores práticas nacionais e internacionais, preparados para uma gestão eficiente e para impulsionar novas oportunidades de impacto regional e nacional. Seguiremos firmes no propósito de transformar conhecimento em valor para a sociedade”, acrescenta Campos.
“O Partec JF vem se consolidando e avançando em seus mecanismos de apoio a empresas residentes: com o lançamento do Edital para o Módulo 2 – no Distrito Industrial e Laboratório de Conexões. A participação no Programa de Capacitação de Gestores de Parques Tecnológicos da Anprotec é a oportunidade de consolidar os conhecimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) e discutir políticas públicas de apoio aos Parques Tecnológicos. No módulo de Campina Grande, tivemos a oportunidade de trocar experiências com representantes de governo, empresas e gestores de Parques de todo o Brasil, estreitando relações e entendendo o movimento de inovação e tecnologia no país,” enfatiza Leonardo Frossard.
Conheça a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores
O Critt e o Partec JF são associados da Anprotec, compartilhando os propósitos de qualificação e conexão de iniciativas sobre inovação. Criada em 1987, a Anprotec é uma associação sem fins lucrativos que reúne 420 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. A Anprotec atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, e geração e disseminação de conhecimentos.
Próximos passos
Os próximos módulos acontecerão entre os meses de julho e agosto em diferentes parques tecnológicos do Brasil. O segundo módulo ocorrerá entre os dias 14 e 15 de julho no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) em Viçosa (MG), e o terceiro módulo será entre os dias 21 e 22 de agosto no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em Porto Alegre (RS).
Os seguintes módulos trabalharão temas como portfólio de serviços, estratégia de atração de empresas, comunicação estratégica, redes de colaboração, uso de inteligência artificial e captação de recursos.
Informações adicionais retiradas do site da Anprotec.