
Foto: Divulgação/Critt
O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebeu, no último mês, a renovação da certificação ISO 9001:2015, um padrão internacional para Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), publicado pela International Organization for Standardization (ISO).
A ISO 9001:2015 é um conjunto de regras e práticas que ajudam empresas a garantir a qualidade de seus produtos e serviços. Na prática, ela funciona como um manual que orienta as organizações a serem mais organizadas, eficientes e confiáveis. A norma ensina que é importante entender o que os clientes querem, criar processos para garantir que tudo funcione corretamente, corrigir erros quando necessário e buscar melhorias contínuas.
Além de contribuir para a organização e eficiência dos processos internos do Critt, a certificação ISO 9001:2015 também fortalece a credibilidade do Centro, demonstrando seu compromisso com a qualidade na prestação de serviços. Como vantagens, a certificação oferece a oportunidade de ampliar parcerias, atrair novos empreendedores e consolidar ainda mais sua posição como referência em inovação e apoio ao desenvolvimento tecnológico.
Para manter sua certificação, o Critt segue um processo estruturado que envolve planejamento, auditoria e aprimoramento contínuo. O primeiro passo é realizar um diagnóstico para avaliar a conformidade com os requisitos da norma e identificar possíveis ajustes nos processos internos. Como parte desse compromisso, o Critt documenta procedimentos, define responsabilidades e estabelece padrões de trabalho que garantem a melhoria contínua dentro do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Além disso, o Centro investe no treinamento contínuo da equipe para garantir que todos compreendam e sigam os procedimentos estabelecidos. Como parte desse processo, são realizadas duas auditorias internas por ano para identificar possíveis ajustes e assegurar a conformidade com a norma.
Após essa etapa, a QMS Certification, empresa certificadora credenciada e sediada em São Paulo, SP, foi contratada para conduzir uma auditoria detalhada para verificar se todos os requisitos da norma estavam sendo atendidos. Com a conformidade atestada, a certificação foi mantida, reforçando o compromisso do Critt com a qualidade, a eficiência e a melhoria contínua de seus serviços.
Durante a auditoria realizada pela QMS, cada um dos setores do Critt foi avaliado detalhadamente. O processo envolveu a observação dos procedimentos adotados em cada área, garantindo que estivessem alinhados aos requisitos da norma. Em seguida, foram analisadas evidências documentadas que comprovam a eficácia dos processos e o compromisso da equipe com a qualidade e a melhoria contínua.
“Essa certificação é um reconhecimento importante, mas não é novidade para o Critt. Temos um histórico consolidado de compromisso com a qualidade, e nosso Sistema de Gestão da Qualidade já existe há muitos anos. Esse novo ciclo de certificação reforça o amadurecimento dessa cultura. Um sistema de gestão da qualidade é essencial porque mantém os processos organizados, padronizados e mais eficientes. Além disso, garante que os serviços prestados tenham qualidade constante e evoluam com base em melhorias contínuas. Também traz mais segurança para clientes, empresas parceiras e para a própria universidade, demonstrando que trabalhamos com planejamento, controle e foco em resultados”, explica Gabriel do Carmo, gerente do setor de Planejamento e Gestão do Critt.
A certificação ISO 9001:2015 tem validade de três anos, período durante o qual são realizadas auditorias de manutenção anuais para garantir a conformidade contínua com a norma. O certificado obtido pelo Critt é válido março de 2028, e, ao final desse ciclo, uma nova auditoria será necessária para a recertificação.