Miniaturas 3D do mascote foram produzidas no CrittLab, laboratório de prototipagem do Critt
O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) participou, nesta segunda-feira (17), da Mostra Universitária de Design Ecológico (MUDE), que ocorreu no pátio do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento teve como objetivo apresentar para comunidade acadêmica e externa ações de sustentabilidade, a importância e benefícios do design sustentável.

Professor André Mol, coordenador do CrittLab, presente na MUDE. (Foto: Comissão Organizadora MUDE).
O Critt foi representado pelo professor André Carvalho Mol Silva, que, além de Coordenador Técnico do CrittLab, é também idealizador da MUDE. Tendo assumido a posição de Coordenador Técnico do CrittLab em janeiro deste ano, o professor fez a ponte de contato entre o Cruitt e a MUDE e ressalta a importancia da participação do centro de inovação na mostra uma vez que o tema de sustentabilidade é essencial na articulação de temas dentro do empreendedorismo e inovação:
“O tema de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança) que está sendo implementado no Critt é muito relevante e importante para o empreendedorismo e para inovação. Principalmente nos dias de hoje que se coloca em cheque essa questão mais do que nunca. Por isso, essa realidade é um fator inegável da relevância de discussão de fatores climáticos, de uso de matérias primas e tudo que envolve o tema.”
O coordenador André diz que “não tem como falar empreendedorismo hoje, sem sem falar das questões vinculadas que fazem parte da sustentabilidade e ecologia”, e que o Critt compõe um dos segmentos da universidade para qual a sustentabilidade é fundamental. Representantes do setor de Empreendedorismo do Critt participaram da mostra com um stand para divulgar as ações do centro de inovação acerca do tema e de como ele está vinculado com a sustentabilidade.
“O Critt é um dos vários componentes da universidade que tratam do assunto e por termos esssa interface tecnológica na instituição existir esse braço das possibilidades de inovação que o tema da sustentabilidade traz no empreendedorismo, a presença do Critté muito importante e relevante e não poderia estar de fora [da MUDE] de forma alguma.”
Miniaturas do mascote da MUDE foram produzidas pelo laboratório de prototipagem do Critt, o CrittLab, em forma 3D para a edição deste ano da mostra universitária. Intitulado de Ecoberto, o boneco, inspirado em uma muda de planta em um vaso de jardinagem, busca estimular os participantes a levarem sua própria muda, oferecidas no evento, para casa.

Miniaturas em 3D do mascote Ecoberto sendo criadas no CrittLad. (Foto: Reprodução).

Produto final das miniaturas 3D do mascote. (Foto: Reprodução).