Fechar menu lateral

Fadepe e UFJF promovem mesa-redonda em celebração ao Dia da Consciência Negra

Na próxima terça-feira, dia 19, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza uma mesa-redonda em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento é fruto de uma colaboração entre a Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF, a Fadepe e o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT).

Com o tema “Saberes Negros: Memórias e Transformações para Reexistir”, a mesa-redonda contará com as convidadas Danielle Teles, diretora de Ações Afirmativas da UFJF, e Marilda Simeão, professora e especialista em História da África. A mediação do evento será realizada pelo jornalista e professor Antônio Carlos Hora.

Serão abordadas questões como a preservação da memória coletiva da população negra, a importância da resistência cultural e as contribuições dos saberes tradicionais e contemporâneos para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O debate busca iluminar as vozes e experiências que ajudam a transformar a realidade social lançando olhar sobre uma nova proposta de existência.

O evento será realizado às 14h30, no auditório I da Faculdade de Engenharia, no campus da UFJF. As inscrições estão abertas na plataforma Sympla e as vagas são limitadas.

Evento: Mesa-redonda “Saberes Negros: Memórias e Transformações para Reexistir”
Data: Terça-feira, 19 de novembro
Horário: 14h (credenciamento)
Local: Auditório I da Faculdade de Engenharia, campus da UFJF
Inscrições: Link para inscrição (Sympla)