Fechar menu lateral

Pró-reitor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, participa de Fórum do G20 sobre Transição Energética

Na última quarta-feira, 29, o último dia da 3ª reunião do G20 Brasil foi intensamente dedicado a debates sobre energia, com destaque para a participação de líderes e especialistas internacionais. Entre eles, Fabrício Campos, Pró-Reitor de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora e Diretor do Critt (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia)

Durante a 3ª reunião do G20, líderes globais discutiram um amplo espectro de temas relacionados à energia, desde a inovação tecnológica até as políticas públicas necessárias para fomentar a transição para fontes de energia renovável. A cooperação internacional foi enfatizada como um fator crucial para enfrentar os desafios energéticos do século XXI. A presença de representantes de diversos países e organizações no evento sublinhou a importância de um esforço coletivo e coordenado para promover a transição energética. O painel promovido pela IRENA, em particular, foi um exemplo claro de como a troca de experiências e a colaboração internacional podem contribuir para a criação de soluções eficazes e inclusivas no setor energético.

 

A participação do Pró-Reitor Fabrício Campos, aconteceu na parte da tarde (29/05) nas discussões preparatórias do G20 sobre Transição Energética da Aviação, a promoção e produção de SAF, que é o combustível sustentável da aviação, para a consolidação de um mercado global integrado. Segundo o Pró-Reitor de inovação a presença e participação é um marco importante para a instituição.

“É uma honra representar a academia neste importante este importante encontro durante a reunião do G20 em Belo Horizonte, onde discutimos temas cruciais para a transição energética global. A participação da academia é fundamental, pois podemos contribuir com pesquisas inovadoras, conhecimento especializado, uma visão de longo prazo além da formação de profissionais e pesquisadores. A transição energética é um desafio complexo que requer colaboração entre governos, indústrias e instituições acadêmicas, e estou confiante de que juntos podemos impulsionar soluções sustentáveis para um futuro energético mais promissor com foco em redução da emissão de Gases de Efeito Estufa.”

O encerramento da reunião do G20 Brasil deixou claro que a transição energética não é apenas uma necessidade ambiental, mas também uma oportunidade de desenvolvimento econômico e inclusão social. Os debates e estratégias discutidos ao longo do evento servirão de base para ações futuras, reafirmando o compromisso dos países do G20 com um futuro energético mais sustentável e equitativo.

  O novo encontro do G20 já está marcado, será entre os dias 01 e 03 de outubro em Foz do Iguaçu.

  Confira a matéria completa aqui