Aconteceu na última terça-feira (05) a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Inovação dentro da construção colaborativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – 2022 a 2026.
O comitê de Inovação, que tem o Diretor do Critt e da Diretoria de Inovação (Dinova) da UFJF como o Presidente, Professor Fabrício Campos e a gerente de Planejamento e Gestão do Critt, Débora Marques, como membros debateu uma parte do plano que pretende orientar as ações institucionais relativas à gestão da Inovação na UFJF nos próximos anos, buscando desenvolver ações estratégicas.
Para Marques, é “muito importante termos esse processo de discussão e de escuta da comunidade acadêmica sobre suas necessidades e expectativas em relação à gestão da inovação e do empreendedorismo no âmbito da UFJF para os próximos anos”.
De modo geral, as discussões dos Grupos Temáticos, tais como o de Inovação, dentro do PDI têm o objetivo de construir elementos basilares para o planejamento da gestão da administração central, dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, das unidades acadêmicas e de seus cursos de graduação e de pós-graduação, dos projetos, dos programas de extensão e de suas ações nos campos da cultura e da inovação.
Na primeira quinzena de novembro, o grupo se reunirá novamente a fim de apresentar a versão final preliminar e para acolher novas sugestões. A versão final do PDI- Inovação será validada em uma apresentação para este grupo.
Entenda o PDI
O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento de planejamento e gestão institucional, elaborado para vigorar por um período determinado e que deve ser estruturado considerando filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas da Universidade. A meta é definir seus objetivos e determinar as melhores estratégias para atingi-los.
“O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 4 (quatro) anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver”
(MEC – Diretrizes para Elaboração do PDI)
Trata-se, portanto, de um documento norteador da vida universitária que oficializa a vida das Instituições Federais do Ensino Superior e afeta todas as decisões estratégicas da organização ao longo dos anos.
Para mais informações: planejamento.critt@ufjf.edu.br