Pesquisadores e docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem realizar o cadastro no serviço de credenciamento no Programa “Ciência Importa Fácil” (CIF) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa é gratuito e visa facilitar a importação de equipamentos e materiais utilizados nas pesquisas científicas e tecnológicas no Brasil, por meio da simplificação de questões burocráticas e isenção de impostos federais.
De acordo com as informações divulgadas pelo Governo Federal, o benefício “prevê a isenção dos impostos de importação e sobre o produtos industrializados e do adicional ao frete para renovação da marinha mercante nas importações de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, bem como suas partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários, destinados à pesquisa científica e tecnológica. Também são dispensadas do exame de similaridade, da emissão de guia de importação ou documento de efeito equivalente e controles prévios ao despacho aduaneiro”.
Como participar?
1 – Para solicitar a habilitação de pesquisadores ao credenciamento no CIF é necessário realizar o login no Portal Gov.Br e acessar o link Obter credenciamento de pessoa física, junto ao CNPq, para importação de bens destinados à pesquisa para realizar sua solicitação.
2) Pesquisadores já credenciados podem consultar aqui os dados do seu registro de credenciamento.
3) Pesquisadores interessados em revalidar o seu credenciamento no CIF devem acessar o Portal Gov.Br e realizar a solicitação por meio do link Obter credenciamento de pessoa física, junto ao CNPq, para importação de bens destinados à pesquisa para realizar sua solicitação.
Dúvidas podem ser encaminhadas para endereço eletrônico “importafacil@cnpq.br”.
Veja também: