O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), em parceria com a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou, na tarde desta sexta-feira (16), o evento final da segunda edição do programa “Class to Market”. O encontro on-line foi marcado pela apresentação das soluções inovadoras das sete startups participantes do programa e contou com a presença de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
As três primeiras equipes colocadas da edição foram as startups: Why Not, Green Research e Milk Coli, que trouxeram projetos de pesquisas e produtos com soluções inovadoras voltadas para o ramo da indústria alimentícia, bioquímica e análise sensorial. Para o diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Delgado, todas as startups apresentaram propostas muito criativas e muitos singulares, que revelam o potencial dos pesquisadores e o potencial de integração entre a UFJF e a UFV.
A professora da Faculdade Administração, Cristina Sayuri, que participou da banca avaliativa, parabenizou as equipes e disse que foi muito gratificante ver os resultados e estimular os pesquisadores a desenvolver os produtos que possam ser inseridos no mercado. Além disso, Delgado ressaltou a parceria feliz e exitosa com a FACC e apontou que o programa é mais uma iniciativa do Setor de Empreendedorismo do Critt “para despertar a comunidade acadêmica sobre o empreendedorismo inovador, que ajuda a região e o país alcançarem um patamar mais elevado em relação aos centros comerciais mais avançados”.
Os três primeiros colocados receberam a premiação de R$1.500,00, para o 1º colocado, R$1.000,00 para o 2º colocado e R$500,00 para o 3º colocado, além de ter a participação garantida na 5ª edição do programa Speed Lab. O Class to Market visa identificar e apoiar projetos de pesquisas acadêmicos com potencial inovador tecnológico para solucionar problemas identificados no mercado, ofertando a possibilidade de projeção para além da universidade.