O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia começa hoje, dia 19 de novembro, a primeira edição do programa SPEEDlab, na sede do órgão.
O programa é voltado para todas as pessoas que desejam aprender a empreender, mas, principalmente, para quem tenha ideias inovadoras, especialmente, as startups. Quem comanda a iniciativa é a equipe da Incubadora de Base Tecnológica (IBT)
De acordo com o site da revista Exame, uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Essa é uma fórmula fácil de ser aplicada no mundo virtual, por exemplo, com aplicativos, softwares e sites. Para virar um negócio, a solução deve resolver um problema do mundo real. A Associação Brasileira de Startups (ABStartups) estima que o Brasil deve fechar o ano de 2018 com mais de 62 mil empreendedores e 6 mil empresas deste tipo. Minas Gerais ocupa o segundo lugar na concentração desse modelo de negócios. 12% das startups brasileiras estão em Minas, que perde apenas para São Paulo.
Flávio Salzer, colaborador da IBT responsável pelo programa, explica como surgiu a ideia do programa SPEED: “foi uma necessidade identificada pela IBT de proporcionar o desenvolvimento de projetos em estágio inicial, de transformar ideias em negócios”. Salzer lembra ainda que o objetivo é que ao final de cinco meses as empresas participantes estejam com uma versão mínima do produto pronto e com, pelo menos, um cliente.
ACOMPANHE AQUI O GUIA PARA PARTICIPANTE
O diretor do Critt, Ignácio Godinho Delgado, elogia a iniciativa da IBT: “a incubadora tem uma série de atividades que ajudam o empreendedor a dar o pontapé inicial em sua empresa com segurança”. Ignácio também lembra que a Zona da Mata tem um enorme potencial inovador e que o Critt tem sido um braço de apoio para o desenvolvimento da região.
O programa SPEEDlab é composto de duas fases: a primeira delas, formada por oito encontros presenciais, é destinada ao desenvolvimento das ideias de até 12 equipes. A finalidade, neste início, é realizar a validação necessária; desta etapa sairão seis times para o segundo ciclo que tem como foco principal desenvolver o mínimo produto viável (MVP) e iniciar a captação de clientes.
Outras informações, ligue: (32) 2102-3435 ramais 204/205