Nos dias 12 e 13, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorreu a II Reunião Anual da Rede Mineira de Inovação (RMI). O encontro, que teve a primeira edição em junho deste ano em Alfenas, reuniu associados e parceiros da rede de incubadoras e parques tecnológicos de Minas Gerais, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação, empreendedorismo e tecnologia do Estado.
Após às boas vindas da Rede Mineira de Inovação (RMI) e Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt UFJF), o evento teve início com a palestra sobre Engajamento de Grandes Empresas com Startups, ministrada por José Alberto Sampaio Aranha, presidente da ANPROTEC e seguiu sua programação até o fim da tarde, finalizando com uma visita ao planetário do Centro de Ciências da Universidade.
A reunião também contou com a presença do diretor de inovação do Centro Regional de Transferência de Tecnologia (Critt UFJF), Ignácio Godinho, que apresentou um painel com o tema “Ecossistema Empreendedor de Juiz de Fora” junto ao co-fundador da empresa incubada no Centro, “Mais Laudo”, Antônio Ribeiro, e também do co-fundador e diretor executivo da empresa Handcom e SmartRetail, Gustavo de Oliveira.
O encontro terminou hoje pela manhã na sede do Critt, com uma dinâmica ministrada pelo co-fundador da “Startup Mundi”, Antônio Durán Junior, que aplicou a oficina através de um jogo de tabuleiro intitulado como “Startup Mundi Experience”. A prática consistia em perguntas e respostas sobre empresas, que foram respondidas pelos grupos separados.
De acordo com Ignácio que irá integrar a direção da Rede Mineira, “o evento foi muito importante por integrar as diversas incubadoras de empresas de minas gerais e poder também motivar ainda mais o ecossistema empreendedor da nossa região.”