Fechar menu lateral

Incubadora de Base Tecnológica recebe especialistas da Anprotec para avaliação prévia

Consultor e avaliadora da Anprotec apontaram oportunidades de melhoria em processos. Fotos: Lucas Guedes/UFJF

Consultor e avaliadora da Anprotec apontaram oportunidades de melhoria em processos. Fotos: Lucas Guedes/UFJF

A Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF) recebeu, no final da última semana, dois representantes da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para uma auditoria prévia em relação à metologia do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), no qual o órgão foi contemplado por um edital de fomento em setembro deste ano.

“Por meio dessa pré-avaliação, buscamos analisar a maturidade do sistema de incubação para garantir que ele atraia boas propostas de empreendimentos e dê o apoio necessário para que os mesmos sejam bem sucedidos, trazendo consigo, ainda, a inovação tecnológica, tanto em produtos,. quanto serviços”, explica a avaliadora Tânia Macriani. De acordo com ela, esse procedimento é uma etapa fundamental para a certificação de nível 1 no modelo Cerne.

“O modelo de gestão Cerne é formado por quatro níveis de maturidade e o Critt/UFJF está pleiteando a certificação no primeiro deles, tendo participado de uma apreciação no início deste ano. Nesse processo, são avaliadas 33 práticas, dentro de oito quesitos, e dadas orientações e sugestões de melhoria, de forma que a Incubadora possa melhorar de forma contínua. Posteriormente, a Anprotec enviará um relatório complementar com apontamentos mais detalhados”, afirma Tânia.

 

Atração de investimentos

Em função da complexidade e do número de processos-chave a serem implantados, o Cerne foi estruturado como um Modelo de Maturidade da Capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos de sucesso. A lógica escolhida para estruturar os níveis de maturidade foi organizá-los a partir de “Eixos Norteadores”: empreendimento, incubadora, rede de parceiros e melhoria contínua (inovação).

Para a avaliadora Tânia Macriani, a certificação pelo Cerne demonstra e comprova o bom trabalho realizado pelas incubadoras, contribuindo ainda para a ampliação de sua visibilidade frente aos diversos órgãos de fomento. “Esse reconhecimento é essencial na priorização de recursos de ordem federal e estadual, viabilizados por organizações que investem no empreendedorismo e sistemas que fortelecem esse ecossistema inovador”, reforça.

 

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 204 | com.critt@ufjf.edu.br (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

www.anprotec.org.br/cerne

 

Confira a cobertura fotográfica do evento:

 

Leia mais:

Critt/UFJF dá início à primeira etapa do Programa de Formação Empreendedora

Empresas incubadas no Critt/UFJF participam da terceira etapa do programa Bloombtech

Especialista certificado pela Universidade de Stanford ministra curso para empresas incubadas

Workshop realizado no Critt/UFJF discute Gestão da Inovação no âmbito empresarial

Especialista contábil ministra palestra sobre Planejamento Tributário para empresários

Empresas incubadas no Critt/UFJF recebem consultoria externa

Critt/UFJF promove palestra de Busca de Propriedade Industrial

Critt/UFJF discute Governança e Cultura Organizacional em Ciclo de Palestras Corporativas