Juiz de Fora é conhecida como uma cidade universitária, polo econômico da Zona da Mata e detém uma grande mão de obra qualificada. Por atrair um grande contingente de pessoas, algumas, inclusive, vindas de localidades distantes, deve ter capacidade para comportá-las.
Um desses “nômades” foi o calouro Hélio Bentes, que trocou o Rio de Janeiro pela “Manchester Mineira” e encontrou, na rotina de ir às imobiliárias para encontrar um lugar para morar, a oportunidade para criar a Imovi Tecnologia Imobiliária, voltada para a otimização do processo de venda e aluguel de imóveis na cidade.
Para isso, a empresa lançou o ImoviCorretor, um sistema de gerenciamento desenvolvido especialmente para imobiliárias e corretores autônomos, que os torna capazes de criar um site de vendas e organizar todas as informações sobre os imóveis ofertados imediatamente após a compra da plataforma.
João Marcos Ferreira, um dos sócios da Imovi, garante a rapidez no processo, mesmo durante o período de testes, reforçando também que é possível utilizar o site e o gerenciador de forma gratuitamente durante sete dias, permitindo a livre experimentação do produto por parte do cliente.
“A intenção era desenvolver um produto que fosse totalmente escalável, capaz de atender às necessidades dos nossos clientes em termos de cores, formas, e que com apenas alguns ‘cliques’ estivesse tudo funcionando””, pontua ele, destacando a a intuitividade como um dos diferenciais do sistema.
Simplicidade e Praticidade
Além do gerenciamento feito pelo proprietário do site, o ImoviCorretor também permite que quem está a procura de uma propriedade filtre a pesquisa de acordo com as características de seu interesse, como localização e preços, e receba um alerta quando um imóvel com os aspectos desejados estiver disponível.
De acordo com Ferreira, a principal preocupação dos desenvolvedores foi reunir todos os dados necessários para locação e venda de imóveis em um só produto, enquanto que, hoje, o processo de gerenciamento nesse ramo ainda é fragmentado em diferentes ferramentas.
“O que acontece atualmente é que se a imobiliária ou corretor quiser gerenciar as locações no site, compra um sistema. Para gerenciar os imóveis, equipe de vendas e propostas, compra outro sistema. O que a Imovi fez foi trazer mais praticidade a esses clientes”, destaca ele.
Outro recurso é a inovação no envio de e-mail marketing: “Se o corretor quiser enviar uma proposta com mais agilidade ao cliente, ele só precisa marcar o imóvel no gerenciador e enviar”. Os atendimentos feitos também são organizados, mantendo um histórico sobre a negociação e gerando relatórios analíticos.
Ao serem cadastrados no site, os imóveis automaticamente são vinculados aos grandes portais agregadores de propriedades imobiliárias, o que aumenta a visibilidade e as chances de negociação. Desse modo, mesmo tendo suas vendas concentradas na internet, a Imovi atua em todo o território brasileiro.
Passos da Evolução
O primeiro produto criado pela Imovi Tecnologia Imobiliária foi o portal ImobiCenter, desenvolvido em 2008 por meio de uma parceria entre Hélio Bentes e uma imobiliária juiz-forana. O site reunia vários imóveis disponíveis na cidade e permitia uma pesquisa mais específica.
A oportunidade de se tornar uma empresa incubada no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF) surgiu em 2012. Na época, seu principal produto era o Gsampi, aprimorado por Hélio, João Marcos e Leandro San até ganhar sua forma atual, o ImoviCorretor.
Ferreira revela que o processo de evolução do produto foi pensado a partir da dificuldade em comercializar o Gsampi, uma vez que o prazo de entrega dos sites gerados a partir dele era expressivamente mais longo, e valor de implantação do programa também era mais elevado.
Agora, a proposta da empresa é expandir as vendas, aproveitando a boa fase de validação do produto, que, no momento, detém a maior base de imóveis de Juiz de Fora. Os sócios também pretendem reformular o ImobiCenter para anunciar os imóveis de clientes da empresa em um único lugar.
Atualmente, estão focados também em aprimorar o sistema de gerenciamento com clientes, o Customer Relationship Management (CRM) – ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre – para gerenciar melhor as propostas em andamento e visitas às propriedades.
Outras informações: (32) 8472-1059 | (32) 9130-8008 | (32) 8853-8921 | (32) 9128-2199 | contato@imovicorretor.com.br (Imovi Tecnologia Imobiliária)
Clique aqui e saiba mais sobre o ImoviCorretor.
(32) 2102-3435 | Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)
Leia mais:
Bemmelhor moderniza relação entre empresas e mercado com soluções em telecomunicações
Inovação em sorrisos: Tecnologia reduz custo e eleva qualidade de próteses dentárias
Midialinks inova no mercado publicitário com integração rápida e prática entre empresas