Prestes a encerrar seu cronograma de capacitação para 2015, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF) trouxe um nome de peso para ministrar um curso de Marketing e Vendas totalmente voltado às suas empresas incubadas: o consultor Wilson Caldeira. Certificado internacionalmente pela Universidade de Stanford (EUA), o especialista discutiu, durante dois dias de conteúdo, múltiplas estratégias aplicáveis para pequenas e médias empresas em geral.
A realidade de empreendimentos do gênero no Brasil, sobretudo as chamadas startups – negócios em fase de constituição ou consolidação, que contam com projetos promissores, ligados à pesquisa, solução e desenvolvimento de ideias inovadoras –, geralmente consiste no alto nível de trabalho requerido de seus gestores, muitos gastos e pouco lucro. Logo, em um primeiro momento, poderia parecer até imprudente investir seus recursos em marketing. Certo?
Errado! De acordo com Caldeira, “vender é fazer as perguntas certas”. Para isso, entretanto, é necessário cumprir uma série de passos fundamentais para garantir uma negociação de qualidade e realmente promissora, conforme afirma o consultor. Para ele, um bom caminho é a simples e coesa definição do produto, de forma que torna-se mais fácil clarificar seu diferencial no momento da validação, ou seja, quando ele entrar em contato com seu consumidor.
O especialista diz ainda que é fundamental para qualquer empresa conhecer bem o mercado no qual está atuando. “Para vender, você precisa, principalmente, entender o comportamento de quem compra e qual fatia do mercado vai atacar. Quando isso não acontece, o esforço de vendas será grande e o resultado pouco ou nada eficaz. É praticamente impossível desenvolver um produto/serviço que sirva pra todo tipo de pessoa/empresa”, argumenta ele.
Suporte Especializado
Além do curso para todas as incubadas, quatro delas foram selecionadas, segundo seu estágio de desenvolvimento, para receber uma consultoria diagnóstico na última quarta-feira, 28. Na ocasião, foram analisadas sob os quatro aspectos: cliente, problema e solução; publicidade; venda; e negociação. Agora, com as informações coletadas, a Caldeira Marketing irá elaborar recomendações de melhorias para cada empresa dentro de cada tópico, a serem entregues em um novo encontro no mês de novembro.
Para o responsável pela Incubadora de Base Tecnológica (IBT), Leonardo Frossard, o momento vivido pelos empreendimentos é muito oportuno para este tipo de capacitação, que servirá como base para sua solidificação. “A consultoria foi muito importante, pois algumas incubadas acabaram de desenvolver seu produto e estão prestes a inseri-los no mercado, momento em que precisam traçar estratégias para o lançamento de sua tecnologia”, destaca.
Para o empresário Marcelo Alcênio, da Bemmelhor, a capacitação excedeu expectativas. “Posso dizer que foi o melhor curso promovido pelo Centro nos últimos três anos. Me trouxe um conhecimento que antes era meramente intuitivo, tornando-o prático, pois no treinamento foram abordadas teoria e aplicação. O Wilson (Caldeira) conseguiu nos trazer o mundo real, que muitas vezes víamos apenas em hipótese”, reconhece ele, reforçando já ter traçado novas estratégias a partir do que absorveu.
“Tivemos um material bastante consistente e, a partir disso, estamos fazendo uma reformulação em nosso setor comercial, sobretudo na forma de abordagem e no material que entregamos ao cliente. Paralelamente, reestruturaremos nosso site e nosso material gráfico, uma vez que outro ponto apresentado por Caldeira foi o cuidado com a proposta”, enfatiza Alcênio. “Ao focar em nossa necessidade, ele conseguiu contribuir muito com nosso trabalho. Foi uma junção perfeita”, afirma.
Além da Bemmelhor, Imovi, OPT Soluções e Smarti9 também foram selecionadas para receber a consultoria. “Em cada fase do programa de incubação, oferecemos treinamentos baseados em demandas, ou seja, trabalhamos temas que ajudam as empresas a se desenvolverem”, explica Leonardo Frossard. “Nosso objetivo é fazer com que essas empresas evoluam e tenham condições de conquistar seu espaço no mercado”, reforça.
Wilson Caldeira
Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Caldeira é pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e certificado em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Com vasta experiência nas áreas de Marketing e Vendas de empresas do ramo de Tecnologia da Informação (TI), atua como advisor, consultor e instrutor nas em Estratégia Empresarial, com foco em empreendimentos de base tecnológica. Também é Diretor de Marketing da startup Qeepme, mentor das aceleradoras AceleraMGTI, Habitat e Inova-UFMG e co-fundador da Caldeira Marketing, além de ser Vice-Presidente da Assespro-MG e e Diretor da Fumsoft.
Outras informações: (32) 2102-3435 | Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)
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