“A tomada de decisão é um processo que pressupõe trabalhar com opções e escolhas, nem sempre favoráveis” afirmou o professor José Geraldo Nogueira na palestra “Tomada de Decisão – Ferramenta Gerencial” que aconteceu na última sexta, 1 de Junho, no Anfiteatro do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).
Segundo o Instrutor de Formação Profissional do SENAC, tomar uma decisão é sinônimo de administrar e por isso o empresário deve estar sempre antenado no seu negócio para poder avaliar com cautela as alternativas que visem o crescimento da organização.
José Geraldo ressalta a dificuldade para tomar uma boa decisão. “A dificuldade em se ter a decisão perfeita é contemplada quando se discute as dificuldades encontradas no momento da decisão e a racionalidade das decisões”, afirma e em seguida indica as cinco etapas do processo decisório que auxiliam na hora de se tomar uma decisão: reconhecer o problema, elaborar alternativas, planejamento, decidir e implementar, controle.
Uma decisão equivocada pode resultar em graves prejuízos que muitas vezes não possuem reparos, é o que acontece quando o processo decisório gera indecisões. Elas contribuem para erros, questionamentos e, até mesmo, perda do negócio.
Com objetivo de proporcionar aos participantes conhecimentos necessários para a utilização de informação que auxiliem a hora de tomar uma decisão, José Geraldo instigou a participação do público através de dinâmicas e perguntas. Através delas, demonstrou que grandes decisões devem ser tomadas com cautela, envolvendo todos os funcionários. “É preciso agir em parceria. Rever as informações analisar questionar, para depois decidir e equacionar as coisas”, explica.
O Critt em parceria com o SENAC realizou uma tarde de aprendizado, conhecimento e relacionamento empresarial. A inscrição do evento era 1 kg de alimento não perecível e, ao todo, foram arrecadados 31 kg que serão doados a uma instituição de caridade.