Instituição tem o melhor desempenho desde o início do concurso no Brasil
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obteve o segundo e o terceiro lugares na classificação geral do “Idea to Product Competition – Latin America 2011”, ocorrido entre os dias 1° e 3 de setembro na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo-SP. Com a apresentação de sete dos 12 projetos selecionados para a competição, a UFJF aprovou quatro trabalhos para a etapa final, dos quais dois (Bioderm e Natusun) ficaram entre os três primeiros lugares.
Os sete trabalhos enviados pela Universidade receberam apoio do Programa de Incentivo à Inovação (PII), que é gerenciado pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Dentre esses, quatro passaram para a última fase do concurso, quais sejam: Bioderm e Natusun, primeiro e segundo colocados, respectivamente, da categoria Grupo Boticário Challenge; e New Resveratrol e Inova, que também ocuparam a primeira e segunda posições, respectivamente, na categoria 3M Challenge.
De acordo com Leonardo Frossard, responsável pelo setor de Pré- Incubação do Critt, a participação da UFJF nessa competição é importante porque possibilita maior visibilidade da instituição num evento de alcance internacional, além de “permitir o contato dos pesquisadores com grandes investidores, auxiliando no desenvolvimento desses novos empreendimentos”.
A Prof. Dra. Nádia Raposo participou como orientadora de cinco projetos selecionados para o I2P, evento que reúne pesquisas envolvendo alunos de toda a América Latina. Segundo Nádia, a experiência oferecida aos estudantes pelo concurso é transformadora. “Eles [os estudantes] voltam com outro olhar, pois percebem que a pesquisa acadêmica pode beneficiar a sociedade”, enfatiza. O Prof. Dr. Adilson David da Silva – orientador do grupo New Resveratrol – conta que, após o resultado da etapa semifinal, uma de suas alunas foi convidada para estagiar na empresa 3M.
O Prof. Adilson afirma ainda que “é importante iniciarmos ou disserminarmos entre os pesquisadores da UFJF uma cultura de empreendedorismo, isto proporcionará um momento crucial para Universidade”. Ele também acredita que o destaque obtido nessa competição é o marco de um novo momento para a UFJF: o de envolvimento dos pesquisadores com a inovação tecnológica; o que possibilita a concretização das novas ideias em produtos.
Bioderm, Natusun e New Resveratrol são pesquisas desenvolvidas pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica (FFB) ; e Inova é do Prof. Ph.D Carlos Maranduba, cujo projeto atualmente está pré-incubado no Critt. Confira a seguir mais informações sobre os trabalhos finalistas do concurso.
NEW RESVERATROL BIODERM NATUSUN INOVA |
O vencedor do I2P Latin America foi o projeto Bio-fiend, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bio-fiend participará do “Idea to Product Global Competition”, previsto para ser realizado de 17 a 19 de novembro, em Estocolmo na Suécia.
O I2P – Da ideia ao produto
A quarta edição do “Idea to product – Latin America”, evento fundado na The University of Texas, foi promovida no Brasil pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas (FGVcenn). O concurso latino americano levou a São Paulo representantes das escolas mais importantes dos 33 países da região.
A ideia da competição é buscar – e incentivar – a comercialização de tecnologia em estágio inicial, que tem como foco ideias com demanda de mercado e que sejam inovadoras. A meta é educar e desenvolver empreendedores para a próxima geração. O programa é particularmente interessado em combinar tecnologias resultantes de programas de pesquisas com os mercados em potencial. Pra isso, os participantes desenvolvem um plano tecnológico de comercialização para confirmar a validade de mercado do novo produto.
O I2P é uma competição que busca inspirar o espírito inovador nos estudantes, sua missão é criar um forum competitivo na America Latina, melhorando, assim, os estudos interdisciplinares do empreendedorismo, pesquisa, tecnologia e mercados emergentes.
Outras informações: (32) 2102-3435 ramal 204 (Comunicação e Marketing do Critt).