Já está nos últimos detalhes a impressão do livro Blindados no Brasil – Um Longo e Árduo Aprendizado, escrito pelo pesquisador e coordenador do UFJF/Defesa (www.ecsbdefesa.com.br), Expedito Carlos Stephani Bastos. O livro será lançado no mês de abril, na Feira Internacional de Defesa (LAAD), na cidade do Rio de Janeiro.
Inédita, será a primeira obra a retratar toda a trajetória do emprego e desenvolvimento de veículos blindados no país, que completa 90 anos em 2011. Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente em evolução tecnológica.
Com 248 páginas, o primeiro volume resgata a história dos carros de combate e blindados utilizados pelas forças armadas e de segurança pública brasileiras desde 1921 até 1979. O segundo volume, previsto para ser lançado no segundo semestre, retomará a história a partir dos anos 80.
“Devido ao grande número de material disponibilizado – imagens, desenhos técnicos originais, ilustrações, fotos de maquetes, dentre outros – e por questões comerciais, resolvi dividir o livro em duas partes. No conteúdo apresentado, há tanto um resgate nacional, quando regional. O livro traz algumas imagens de militares juizforanos durante as Revoluções de 30 e 64. A seleção do material foi feita a partir de pesquisas no Brasil e em vários acervos militares internacionais.” Conta Expedito.
O autor analisa as principais políticas adotadas ao longo das nove décadas de história, com os seus característicos ciclos de estímulo, ora voltados à nacionalização ora para a importação de blindados. “No primeiro volume do livro, estão detalhados os processos de importação dos blindados brasileiros. Já o segundo volume contará toda a parte de produção nacional, iniciado no final da década de 60.” Explica.
Publicado de forma independente, o livro do pesquisador custará R$68,50 e poderá ser adquirido em feiras, palestras e eventos do gênero. “Pretendemos fornecer alguns subsídios para uma compreensão global sobre o processo de desenvolvimento de blindados no país e esperamos incentivar outros autores, com pesquisas mais aprofundadas. As novas gerações de brasileiros, sejam civis ou militares, precisam conhecer essa memória, é uma inspiração e um chamado para a criação da tecnologia nacional do futuro”, destaca o autor
Maiores informações pelo telefone 3229-3435, ramal 230.