No dia 12 de janeiro foi realizada uma apresentação dos estudos mercadológicos dos projetos do Segundo Programa de Incentivo à Inovação (PII) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encontro foi com o propósito de apresentar esta etapa do Programa ao Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Paulo Augusto Nepomuceno Garcia, e aos demais coordenadores locais do PII: Fernanda Perobelli, Eduardo Gonçalves e Débora Marques. A apresentação foi realizada no auditório do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), durante toda a manhã, pelos bolsistas dos projetos – alunos da Universidade dos cursos de Administração, Economia e Engenharia de Produção.
Os estudos mercadológicos das quinze tecnologias inovadoras apoiadas pelo PII da UFJF têm como objetivo desenvolver o plano tecnológico e a análise financeira de cada um dos projetos, que receberam do Programa o aporte financeiro de R$40.000. A próxima etapa é de finalização dos estudos para a conclusão, então, do plano de negócio estendido, que possibilitará o desenvolvimento do produto final e sua prototipagem. Como explica a coordenadora do PII na UFJF, Débora Marques, “a data prevista para a conclusão dos estudos é fevereiro deste ano, cumprindo o calendário de atividades do Programa, e a intenção é dar subsídios aos pesquisadores para que possam desenvolver suas tecnologias, com potencial aplicação no mercado, a fim de oportunizar transferências de tecnologias ou de gerar empresas (spin-off)”. Espera-se também que as tecnologias desenvolvidas e subsidiadas nesta segunda edição tenham o mesmo sucesso da primeira, resultando em benefícios para a sociedade e em novos conhecimentos para a comunidade acadêmica.
O Programa de Incentivo à Inovação da UFJF é um projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e o Sebrae-MG, sob a coordenação do Critt. O objetivo do PII é fomentar a cultura de inovação, convertendo o conhecimento em desenvolvimento, ampliando a rede de relacionamento da Universidade com a sociedade e o mercado, além de investigar e qualificar tecnologias inovadoras geradas nos laboratórios da UFJF.
Para outras informações sobre o Programa na Universidade pode-se entrar em contato com o Setor de Transferência de Tecnologia do Critt, através do telefone (32)2102-3435, ramal 224.