O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou nesta quarta-feira, 25 de novembro, uma palestra com o título “Financiamento da Ação Inovadora”. O evento foi ministrado pelo analista de projetos, do departamento de promoção institucional da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Alexandre Cabral.
O evento foi também uma oportunidade de reunir os empreendedores de Juiz de Fora, aprovados no Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), por meio da incubadora âncora Biominas, de Belo Horizonte, para a assinatura dos contratos, em que receberão R$120 mil, não reembolsáveis. Na ocasião, a responsável pela Incubadora de Base Tecnológica (IBT), Flávia Ruback, falou sobre a abertura de um novo edital para Incubação de Empresas no Critt e falou também sobre uma outra novidade: a IBT terá um profissional especialmente designado para orientar a gestão dos projetos aprovados no Prime das empresas incubadas no Critt.
O objetivo da palestra foi apontar os caminhos e os recursos necessários para o financiamento e o desenvolvimento de projetos inovadores. Além disso, também foram apontados os elementos para a elaboração de um bom plano de negócios. Segundo Alexandre, existem muitas maneiras para transformar uma idéia em realidade e as pessoas devem se atentar para a vocação e regras das fontes de recursos disponíveis. “Na era do conhecimento, quem não se voltar para a inovação, como força motriz do desenvolvimento pode terminar prisioneiro de um novo pacto colonial”, ressaltou o palestrante.
Flávia destacou também a participação do Critt como um dos seis “networks partners” de Minas Gerais para o programa “Microsoft Sol”, com o objetivo de auxiliar na ampliação e na expansão de empreendimentos, além de contribuir para a competitividade das empresas que desenvolvem softwares. “Trata-se de uma parceria entre a Microsoft e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Esse programa ocorre por meio da concessão de licenças e ferramentas da Microsoft, que irá auxiliar no desenvolvimento dos programas de computadores”, explica ela.
Outras informações pelo telefone (32) 2102-3435, ramal 226.