A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec) e o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF informam o resultado dos vinte projetos selecionados para o Segundo Programa de Incentivo à Inovação (PII).
A comissão avaliadora do Programa foi formada pelos representantes da UFJF, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico, a Pró-reitora de Pesquisa, professora Marta Tavares D’Agosto, O Professor da Faculdade de Economia e Administração, Eduardo Gonçalves e pelos representantes do SEBRAE-MG e da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Anízio Dutra Vianna e Solange Uber Busek, respectivamente.
Para a seleção dos projetos, foram avaliados critérios como a adequação das propostas enviadas ao Programa e o estágio de desenvolvimento das ideias apresentadas, como também foram observados os impactos ambientais e a contribuição dos projetos para o desenvolvimento regional.
Os vinte projetos selecionados passarão por um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica de Impacto Ambiental e Social (EVTCIAS). Para isso, na quinta-feira, 22 de outubro, às 9h30, os pesquisadores contemplados deverão comparecer ao auditório do Critt. De acordo com a secretária executiva do setor de Transferência e Tecnologia do Centro, Débora Marques, esse primeiro contato é fundamental para o trabalho mercadológico. “Os pesquisadores devem comparecer, pois é através dessa interação que a equipe mercadológica do Programa poderá analisar e avaliar as informações referentes às tecnologias que serão desenvolvidas”, afirma.
Segundo Débora, a equipe mercadológica do PII será composta por professores da Faculdade de Economia e Administração (FEA), além de vinte bolsistas, alunos da FEA e da Engenharia de Produção. Nos dias 22 e 23 de outubro, quinta e sexta-feira, os integrantes dessa equipe receberão um treinamento do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e Inovação (NTQI). Essa capacitação será coordenada pelo professor Lin Chih Cheng, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os projetos selecionados em ordem alfabética são:
1) AÇÃO REPELENTE E CARRAPATICIDA DO TIMOL
2) ANALISADOR DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA – VERSÃO PRODIST
3) AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA TERAPÊUTICA DE ANÁLOGOS DA TALIDOMIDA E TOXIDADE PRÉ-CLÍNICA
4) BIOPROTECTOR
5) CONSTRUÇÃO DE UM ESFINCTER ELETRÔNICO PARA SER IMPLANTADO NO SISTEMA URINÁRIO
6) DESENVOLVIMENTO DE UM AVALIADOR QUALITATIVO E QUANTITATIVO DE AGREGADOS GRAÚDOS E/OU MINÉRIOS BASEADO EM PROCESSAMENTO DE IMAGENS
7) DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA AGULHA DE HEMODIÁLISE
8) ENDOPHYTO
9) ERGÔMETRO PARA CADEIRA DE RODAS
10) EXPRESSÃO HETERÓLOGA DE PgAMP1, UM PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO EM Escherichia coli E PURIFICAÇÃO PARA NANOESTRUTURAÇÃO EM CERAS
11) MANIPULADOR ELÉTRICO DE ALGINATO
12) MEDIDOR DE DISTÂNCIA CABO-SOLO NÃO INVASIVO
13) MODEM BANDA LARGA PARA TRANSMISSÃO DE DADOS VIA REDE ELÉTRICA EM AMBIENTES INTERNOS COM TAXAS DE ATÉ 2.5 Gbps
14) PERIFÉRICOS BIOSSEGUROS PARA USO DE PRONTUÁRIOS ELETRÔNICOS
15) PRODUÇÃO DE CONDROITIM SULFATO E OUTROS GLICOSAMINOGLICANOS DE MATRIZ EXTRACELULAR DE CARTILAGEM
16) REAPROVEITAMENTO DO REJEITO DO MÁRMORE COMO AGREGADO MIÚDO PARA CONFECÇÃO DE ARGAMASSAS E CONCRETOS
17) RÉGUA PARA DETERMINAR A MASSA MOLECULAR E/OU TAMANHO DE MACROMOLÉCULAS
18) SISTEMA DE AR CONDICIONADO ECOLÓGICO
19) SISTEMA FOTOVOLTÁICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA, ÚNICO ESTÁGIO, COM RASTREAMENTO DO PONTO DE MÁXIMA POTÊNCIA
20) WIRELESS SKILL
Os coordenadores dos respectivos projetos deverão comparecer amanhã, 22 de outubro, às 9h30h, no Auditório do Critt.
Outras informações: 2102-3435 ramal 44.