No dia 3 de setembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou o resultado do edital “Apoio às Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica”. De 16 propostas 11 (onze) foram aceitas, entre elas o projeto “Núcleo de Informações Mercadológicas e Tecnológicas para suporte ao Plano de Negócios Estendido dos Projetos de Inovação” do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).Com a aprovação do Projeto, o Centro receberá em torno de 70 mil reais para desenvolver um núcleo de prospecção de informações mercadológicas que permita também a identificação de tecnologias emergentes com potencial de diferenciação no mercado. O objetivo é dar suporte ao projeto iniciado em 2007 pela Incubadora de Base Tecnológica do Critt, que consiste no desenvolvimento de metodologia para incorporar Planejamento Tecnológico ao tradicional Plano de Negócios.
Segundo o diretor do Critt, Luiz Carlos Tonelli, o apoio oferecido pelo núcleo irá favorecer o melhor desenvolvimento do Planejamento Tecnológico pelas empresas e garantir a qualidade dos projetos incubados, porque além de acompanhar as demandas do mercado, os colocará à frente no que se refere à tecnologia e à inovação.
Em julho deste ano, o Critt teve aprovado também pela Fapemig o projeto “Criação e Manutenção de Núcleos de Inovação”, com o recurso destinado à manutenção de uma equipe responsável pelo acompanhamento e monitoramento das atividades do Centro, servindo de elo entre a comunidade acadêmica e o setor empresarial na promoção do desenvolvimento tecnológico local e regional.
“A UFJF agradece ao estado de Minas Gerais, através da Fapemig, que se mostra um parceiro imprescindível para a manutenção das atividades do Critt. Editais como este são primordiais para mantermos bolsistas qualificados que dão suporte aos setores de transferência de tecnologia, incubadora de empresas e proteção ao conhecimento”, conclui o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, André Luís Marques Marcato.