IV Mostra de Extensão (UFJF-GV)

A Mostra de Extensão da UFJF-GV é um evento que acontece todos os anos com o fim de publicizar os resultados dos prIV Mostra de Extensão (UFJF-GV). 1.ojetos e programas de extensão do campus. No ano de 2019, a Mostra aconteceu no dia 30 de outubro, nas instalações da UNIPAC, onde algumas atividades da UFJF-GV funcionam em Governador Valadares. Nessa edição, o CRDH apresentou-se juntamente com o programa NAGÔ, de quem é parceiro, por meio de exposição de banner e instalações pedagógicas. A apresentação envolveu exposição dos resultados, eixos do programa, bem como do projeto de extensão Direitos Humanos e Justiça Sócio-Ambiental, vinculado ao CRDH. Na apresentação, além da descrição de objetivos e metas do projeto e programa, também foi exposta a forma com que os eixos se conectam, o público para o qual ele é direcionado, as experiências de campo e conquistas das comunidades parceiras. A avaliação foi realizada por dois professores do campus e a Mostra teve duração de 5 horas.

A bolsista do CRDH, Lorena Valadares contou que a Mostra de Extensão é um evento que ela gosta muito por ser uma oportunidade de conhecer os projetos de todas as áreas em um mesmo espaço. Porém, ela destacou uma incompreensão, por parte dos avaliadores e também dos alunos, das especificidades de características e resultados de projetos de diferentes áreas. Ela ressaltou que uma análise com os mesmos parâmetros entre projetos de ciências sociais e ciências da vida acaba prejudicando o projeto em si, porque, ao não se compreender essas diferenças, acaba-se por diminuir seus resultados. Para Lorena, por outro lado, a interdisciplinaridade é também um ponto importante da Mostra, por proporcionar uma oportunidade de conhecer o trabalho do outro, sua metodologia, desenvolvimento e resultados.

Mariana Braga, extensionista do CRDH, considera a mostra de extensão da UFJF-GV um evento muito importante por dar visibilidade aos projetos e programas existentes na Universidade e, segundo ela, também “inspira novos projetos e ações”. Uma limitação da mostra, segundo Mariana, é o alcance do evento pois “não se estende muito além dos extensionistas e dos professores/avaliadores”.

Lorena Valadares relata que seria interessante poder realizar uma Mostra de Extensão em um local mais aberto ao público. “Eu acho que é importante para poder apresentar a universidade para as pessoas de GV, principalmente por causa das questões que nós temos aqui. Não temos espaço físico, por exemplo, então é meio difícil de enxergar a universidade. Então acho importante apresentar o nosso trabalho para as pessoas para poder demonstrar que a gente está aqui, que a gente faz um trabalho bacana e que a universidade é acessível para as pessoas”.

Confira mais sobre a Mostra de Extensão aqui.