II Simpósio interdisciplinar Linguagem e Filosofia

Apresentação

“Há porventura, palavra da qual a natureza quis que a nossa alma tivesse uma noção mais clara, do que a sabedoria? Mas não sei como, apenas esta noção deixa, por assim dizer, o porto da nossa mente e solta as velas das palavras, logo mil cavilações a ameaçam de naufrágio”.

Agostinho de Hipona. Contra academicos, 1.5.15

Já os antigos observaram que as palavras representam um paradoxo para a sabedoria: elas representam incontornável expediente para quem está seriamente engajado no caminho filosófico, mas, ao mesmo tempo, é fonte de armadilhas e perigos, sendo, por essa razão, atentamente perscrutada por tantos quantos dela também se valeram. Por conseguinte, a tradição de estudos em torno da linguagem emerge, ao mesmo tempo, como uma crítica a essa dimensão essencialmente humana – que, permite, entre outras faculdades, a comunicação, mas também a representação e a poesia, entre miríades de funções da linguagem – e um esforço consciente, metódico, organizado, de compreendê-la e discipliná-la. Nas vias de mão dupla que vão da Filosofia às modernas ciências da linguagem, o Grupo de Pesquisa Crases: Linguística e Filosofia, propõe, neste segundo simpósio, revisitar os marcos que definem encruzilhadas, bifurcações e impasses entre os que buscam e amam a sabedoria e aqueles que, a partir dos signos, observam a linguagem em suas interfaces com o mundo. Que perspectivas novas se podem abrir entre Linguística e Filosofia? Como linguistas e filósofos pensam os temas da representação, da diversidade, da tolerância, a partir dos olhares filosófico e linguístico? De que a interdisciplinaridade decorrente deste encontro areja e estimula os campos, nem sempre aproximados, entre a Filosofia e a Linguística? Essas, entre outras, são as questões que propomos neste II Simpósio Interdisciplinar Linguagem e Filosofia, organizado pelos Programas de Pós-graduação em Linguística, na sua linha de Pesquisa “Linguagem e Humanidades”, e em Filosofia, na sua linha “Epistemologia”, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Inscrições

Participantes podem se inscrever nas categorias: ouvinte, apresentador de comunicação científica e apresentação de pôster.
Não há taxa de inscrição.

• Período de inscrição: 04/10/2024 a 31/10/2024
  • Inscrição com comunicação oral: estudantes ou docentes pós-graduandos ou pós-graduados
  • Inscrição com pôster: estudantes de graduação com orientação
  • Inscrição como ouvinte: estudantes, docentes, comunidade externa.

As inscrições deverão ser realizadas pelo Formulário Google. Quem submeter trabalhos (comunicação ou pôster) deverá informar título e resumo de 100 a 150 palavras.

As cartas de aceite e a programação completa estarão disponíveis a partir do dia 04/11/2024.

Para mais informações sobre o evento, utilize o seguinte e-mail: pesquisa.crases@ufjf.br

Normas de apresentação de trabalhos

• Comunicação oral: as apresentações terão 20 minutos de exposição, em mesa temática, formada por até 5 apresentações e organizada em horário e local a serem divulgados. A apresentação é presencial. O resumo a ser enviado no formulário de inscrição deverá ter entre 100 e 150 palavras.
  • Pôster: o pôster deverá ter 90 cm (largura) e 120 cm (altura), em orientação retrato. Recomenda-se o uso de cordão de nylon ou barbante. Não será permitida a utilização de materiais que perfurem o local em que o pôster será fixado.