Fechar menu lateral

Artigos e Publicações

Cinema em Juiz de Fora

IMG_5479

 

Alessandra Brum

 A Nouvelle Vague sob o ponto de vista do jornal O Metropolitano

Hiroshima, Mon Amour visto por Paulo Emílio Salles Gomes.

Alternativas de produção com baixo orçamento: o caso de O Invasor.

Da literatura ao filme: elementos de transcriação em O Invasor.

 

Luís Alberto Rocha Melo

Anotações sobre a gênese de um produtor.

Cine-Produções Fenelon, Cinédia S.A. e o cinema independente.

O cinema independente segundo o Jornal do Cinema.

O saci e a brasilidade. 

A Boca e o beco.

O lugar das imagens.

A construção do filme marginal.

Estouro na praça: Alinor Azevedo, Alex Viany e a comédia musical carioca.

 

 

Sérgio Puccini

Roteiro de documentário: Da pré-produção à pós-produção: Este livro investiga o processo de roteirização do documentário entendido como modo de organização da produção e do discurso do filme. Se no filme de ficção a escrita do roteiro ocorre integralmente no período de preparação, anterior à pré-produção e à filmagem, no documentário essa escrita muitas vezes se estende por todo o processo de realização – trata-se de uma escrita aberta. Com base nessa constatação, Sérgio Puccini tece considerações sobre as três etapas de uma produção cinematográfica: pré-produção, filmagem e pós-produção, ressaltando o papel de cada uma na construção do documentário. Mostra ainda que a possibilidade de se trabalhar com um roteiro aberto faz com que funções técnicas, como direção de fotografia e edição, tenham maior participação criativa no filme, chegando, em alguns casos, a dividir os créditos de autoria.

Sobre as situações de filmagem no documentário.

Considerações sobre o cinema de documentário.