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Intervenção Neuropsicológica com Foco nas Dificuldades de Leitura e de Escrita

 

O projeto de extensão ‘Intervenção neuropsicológica com foco nas dificuldades de leitura e de escrita’ tem como objetivo desenvolver uma intervenção com base na perspectiva teórica da neuropsicologia cognitiva, a fim de prevenir e remediar dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita.

Publico Alvo:

O projeto tem como público alvo alunos(as) da Educação Infantil com problemas de linguagem oral e em risco de desenvolverem dificuldades de leitura e escrita (encaminhados ao CPA/UFJF) e alunos(as) dos primeiros anos do Ensino Fundamental que estejam apresentando dificuldades de leitura e escrita e que tenham sido encaminhados(as) ao CPA/UFJF.

Além disso, o projeto também tem como público alvo professores(as) e responsáveis por alunos(as) da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Juiz de Fora, uma vez que serão realizadas palestras e workshops visando informá-los(as) sobre o papel de variáveis cognitivas e metalinguísticas no aprendizado da leitura e da escrita e formas de estimulá-las em casa e em sala de aula. Há uma estreita ligação desse projeto com o estágio ‘Neuropsicologia de Dificuldades de Aprendizagem’. O projeto é vinculado ao grupo de pesquisa Cognição e Linguagem (CogLin), da UFJF, e conta, atualmente, com duas bolsistas e duas voluntárias do curso de graduação em Psicologia, bem como com dois voluntários do curso de pós-graduação em Psicologia da UFJF.

 

Como participar?

Poderão participar as crianças que forem encaminhadas ao CPA com queixas de dificuldade de aprendizagem e que forem selecionadas após uma avaliação inicial, conforme lista de espera.

 

Docentes Responsáveis:

Profa. Cláudia N. G. Justi e Prof. Francis R. R. Justi