Atendimento psicológico para mulheres usuárias de álcool e outras drogas
O uso prejudicial de álcool e outras drogas ocupa um importante lugar na agenda da saúde pública brasileira. Contudo, o apelo social por uma solução imediata da questão tem levado a medidas contestáveis do ponto de vista ético, legal e de eficácia. A questão coloca ainda desafios específicos quando nos aproximamos do tratamento de mulheres usuárias de drogas. O estigma associado à mulher que faz uso de drogas muitas vezes dificulta o acesso ao tratamento e a prevalência do público masculino nas instituições acaba por reforçar a invisibilidade das especificidades das mulheres.
Objetivos:
O projeto tem por objetivo oferecer atendimento psicológico para mulheres usuárias de álcool e outras drogas em modalidade grupal e individual. Ainda, busca-se estreitar a relação entre a Universidade Federal de Juiz de Fora – através do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) – com serviços do município que atuam direta ou indiretamente no cuidado do público-alvo do projeto. Dessa forma, visamos também desenvolver nos(as) discentes do curso de Psicologia habilidades para a prática clínica e aproximação com o campo das políticas públicas sobre droga.
Como Participar?
O usuário deve entrar em contato diretamente com a secretaria do CPA, para assim integrar a lista de espera para o atendimento. É necessário ser maior de 18 anos.
Responsáveis:
Claudia Ciribelli Rodrigues Silva