Ciclo de palestras do Prof. Plínio Prado Jr. (Paris VIII) na UFJF

Plínio W. Prado Jr. é  professor e diretor de pesquisas no Département de Philosophie da Université de Paris 8 (ex-Vincennes).

Seus trabalhos situam-se na intersecção de um pensamento de escritura — filosófica, mas também literária — e das práticas de si.Experiência fronteira que, de Nietzsche a Foucault, passando por Wittgenstein e Lacan, mas também Proust e Beckett, é inseparável da questão do ethos : da forma que convém dar à nossa conduta e à nossa vida. Barthes definiu esse desafio em uma frase programática : « Viver segundo as nuances que a literatura me ensina ». Ela traça uma linha geral de resistência ética e política à anexação tecno-industrial da subjetividade.

O seu trabalho recente orienta-se segundo uma dupla direção :
– ele se consagra, por um lado, a estender essa linha de resistência à prática da « relação de ensino », concebida essencialmente como uma relação de iniciação (seguindo o modelo da relação Sócrates-Alcibíades, exaltada outrora por Platão e revisitada em seguida pela psicanálise e pela literatura) ;
– por outro lado, ele se dedica à análise da virada regressiva e fascinante que o mundo « desenvolvido » está vivendo neste início do século XXI : o neofascismo enquanto fase atual do mal-estar da civilização. A face política, sem máscara, do neoliberalismo mundial em crise.

Ele tem sido convidado, estes últimos anos, para ministrar cursos e palestras em diversas universidades : Hamburgo, Zagreb, Bergen (Noruega), National Tsing Hua University (Taiwan), Kant Baltic Federal University, São Petersburgo, Moscou, Los Angeles, Jerusalém.

Programação:

Quarta, 11 de setembro de 2019
16:00
Curso: « O princípio de Universidade como direito incondicional à crítica » (Parte I)
Quinta, 12 de setembro de 2019
19:00
“Você deve mudar a sua vida !” Encontro e relação de iniciação.Da relação Sócrates-Alcibíades à Confusão de sentimentos.
Sexta, 13 de setembro de 2019
14:00
Curso: « O princípio de Universidade como direito incondicional à crítica » (Parte II)
Sábado, 14 de setembro de 2019
09:30
“Cuide de seu desejo”. Como orientar-se no pensamento e na existência doravante?