A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi responsável por elaborar e aplicar a avaliação dos Planos de Flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFJF. A convite do Reitor e da Comissão de Assessoramento da Implantação e Acompanhamento da Flexibilização da Jornada TAE da UFJF, a ação buscou verificar o cumprimento dos critérios exigidos pela normativa interna e a percepção geral sobre a implementação dos planos na instituição.
Entre janeiro e fevereiro de 2021, foram disponibilizados formulários on-line com perguntas específicas para três segmentos da comunidade acadêmica, divididos da seguinte forma: chefias de setores flexibilizados; servidores TAEs com jornada flexibilizada; e usuários de serviços em geral (docentes, discentes, TAEs e servidores terceirizados). Os dados coletados a partir dos 1.724 respondentes foram divulgados, no mês de março, em um relatório geral preliminar e em relatórios específicos referentes às 42 Unidades Organizacionais que aderiram ao Plano. Essas Unidades tiveram prazo até 12 de abril do corrente para enviarem um relatório próprio acerca da flexibilização para o Reitor, construído com base nas discussões realizadas com seus respectivos servidores a partir do material recebido.
Cabe destacar que o diagnóstico se baseou nas atividades dos setores flexibilizados desde a implantação até março de 2020, data a partir da qual houve suspensão da maioria das atividades presenciais na UFJF em consequência da pandemia da Covid-19. Além de ser uma prerrogativa da resolução em vigor, a avaliação vai contribuir para o planejamento e a realização de atividades que possam auxiliar na melhoria dos planos de trabalho dos servidores TAEs.