CPA finaliza o Relatório Integral de Autoavaliação Institucional

A Universidade Federal de Juiz de Fora, através da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e da Diretoria de Avaliação Institucional, elaborou o Relatório Integral de Autoavaliação Institucional (abre em nova janela) relativo aos anos de 2015-2017. O documento foi publicado no sistema e-MEC no dia 29 de março. O Relatório atende ao estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação (MEC) que institui a autoavaliação tendo como objetivo a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pela Universidade e manter a transparência das ações realizadas. Diversos setores da UFJF que possuem metas determinadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) participaram da coleta de dados realizada pela CPA.

A partir de agora, a CPA retoma o planejamento das atividades estabelecidas no início do ano e o que foi proposto no plano de ações da comissão incluído no relatório (p. 85):

1. Dar ampla divulgação deste relatório integral de autoavaliação institucional – tanto para a comunidade interna quanto para os setores da Gestão Acadêmica;
  2. Propor revisão das metas do PDI, considerando dificuldades relatadas pelos setores consultados que, em muitos casos, consideraram as metas a eles relacionadas no documento como não aplicáveis;
  3. Apontar aos setores/acompanhar as metas internas propostas desde 2016 não executadas até o momento, objetivando a adequação das mesmas para o pleno cumprimento das atividades na instituição;
  4. Conduzir a elaboração e implementação dos instrumentos de coleta de dados via SIGA para permitir a participação da comunidade acadêmica na autoavaliação;
  5. Promover a revisão do regimento da CPA e estruturar o funcionamento e as atribuições dos membros;
  6. Promover o preenchimento das vacâncias na CPA;
  7. Dar continuidade às etapas de preparação para a Avaliação Institucional in loco para Recredenciamento.