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Matriz de Riscos

Nesta sessão, o requisitante encontra informações a respeito da confecção de Matriz de Gerenciamento de Riscos. Trata-se de importante etapa do Planejamento da Contratação em que cabe à equipe responsável pela sua realização:

• identificar os principais riscos que possam comprometer a efetividade da contratação ou que impeçam o alcance dos resultados que atendam às necessidades do órgão;
• avaliar os riscos que foram identificados e mensurar a probabilidade de sua ocorrência e o seu possível impacto;
• conferir tratamento aos riscos por meio da definição de ações para reduzir a probabilidade de ocorrência dos eventos e consequência (“ações preventivas”), ou então, para os riscos que persistirem, definir as “ações de contingência” para o caso de os eventos correspondentes aos riscos se concretizarem;
• definir os responsáveis pelas ações de tratamento e monitoramento dos riscos, sendo relevante a indicação do setor que, de fato, tenha atribuição para tratar de forma eficiente os eventos mapeados.

No link a seguir, o requisitante pode visualizar um Modelo de Matriz de Riscos que pode servir como referência para elaboração do documento no processo em curso.

O documento deve ser criado a partir de acesso ao sistema Compras.gov, por meio da função “Criar”, selecionando em seguida a opção “Gestão de Riscos”.

A identificação dos possíveis riscos a impactar e possivelmente prejudicar o êxito da contratação deve guardar pertinência com as especificidades da pretensão, devendo-se evitar indicações genéricas e meramente protocolares.