Fechar menu lateral

Apresentação

O Coro Acadêmico da UFJF é um projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvido pelo Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF. Nascido em fevereiro de 2015, no interior da disciplina de Canto Coral, o grupo é atualmente constituído por cantores selecionados, docentes colaboradores e participantes voluntários.

Desde sua criação, o grupo já realizou mais de 70 apresentações entre participações em eventos musicais, eventos acadêmicos, solenidades e produções próprias, incluindo séries de concertos didáticos em escolas públicas. Foram 30 concertos, incluindo concertos de gala nas edições 26ª e 27ª do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (2015 e 2016), além de 16 participações em grandes eventos de Música Coral em Juiz de Fora. Até março de 2020, foram alcançadas mais de 16.440 pessoas em suas plateias presenciais – e ainda conta com canais de difusão no Youtube, no Facebook e no Instagram.

O Coro Acadêmico da UFJF existe e persiste graças ao incentivo do próprio IAD e das Pró-Reitorias de Graduação, Extensão e Cultura desta Universidade. É um dos vários coros mantidos pela UFJF, ao lado, por exemplo, do Coral Pró-Música e do Coral Universitário da UFJF.

O PROJETO

Os ensaios do Coro Acadêmico da UFJF se dão no interior da disciplina homônima, obrigatória para a habilitação em Canto dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UFJF. O grupo está lotado no Instituto de Artes e Design (IAD) e sua operação envolve projetos de Extensão, Treinamento Profissional e Monitoria.

Um dos objetivos do projeto de Extensão “Coro Acadêmico da UFJF” é facilitar o acesso da música coral de concerto em performances de excelência para o público geral de Juiz de Fora e região, somando forças ao amplo movimento coral aqui pré-existente. Como projeto de Treinamento Profissional, o grupo é um laboratório para o aperfeiçoamento de estudantes em técnicas específicas da área de Canto Coral. E, como projeto de Monitoria, o grupo é um ambiente fértil para a experiência docente inicial de música coral no contexto de grupos semiprofissionais.

Desde sua criação em 2015, o grupo já alcançou mais de 6.000 pessoas em plateias presenciais e realizou mais de 40 apresentações entre participações em eventos musicais, eventos acadêmicos, solenidades e produções próprias, incluindo séries de concertos didáticos em escolas públicas.