Fechar menu lateral

História

Coral Universitário surgiu no primeiro semestre de 2016, com o objetivo de contribuir na integração da comunidade acadêmica da UFJF-GV, através da formação artística de seus integrantes. Desde o seu primeiro grupo, o Coral dedica-se a promover um espaço de intercâmbio entre estudantes e servidores da universidade e membros da comunidade valadarense. Trazendo como referência o trabalho desenvolvido pela instituição, o grupo tem como premissa o respeito à diversidade de seus integrantes e de nossa sociedade.

primeira audição do Coral aconteceu em junho de 2016, com um total de 76 inscritos. O primeiro ensaio aconteceu no dia 16 de junho e contou com uma palestra da professora do curso de Fisioterapia, Luciana Cardoso, que falou sobre técnicas de respiração e a importância do diafragma no processo respiratório. A segunda audição foi realizada em abril de 2017 e recebeu 28 novos inscritos. Ao final do processo, o grupo se manteve com 44 membros.

terceira audição, realizada em abril de 2018, recebeu 46 inscrições. Devido à grande demanda de novos participantes, em  agosto foi realizada uma quarta audição. Entre os 54 inscritos, 23 novos coralistas foram selecionados. A primeira apresentação do grupo aconteceu em dezembro de 2016, com 36 coralistas, sendo seis baixos, 15 contraltos, 11 sopranos e quatro tenores.  No final de 2018, o Coral Universitário manteve-se com 59 membros, sendo 11 baixos, 23 contraltos, 17 sopranos e oito tenores.

O Coral é coordenado pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV, sendo considerado uma ação institucional, orientado pela Direção Geral do campus avançado e pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF. Entre os anos de 2016 e 2018, a regência do Coral foi feita pela maestrina Zilmar Emerick Eller, então estudante do curso de Administração da UFJF-GV. A ação recebe o apoio cultural do GV Shopping, onde acontecem os ensaios semanais do Coral.

Destacam-se entre as apresentações do Coral o seu primeiro concerto, realizado no Templo Tombado da Primeira Igreja Presbiteriana, em dezembro de 2016;  a apresentação no auditório da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro do Nascimento, em novembro de 2017; a abertura da 12a Festa das Flores, em julho de 2018; e a participação na Noite de Gala da 24a edição do FestCoros, realizado em Juiz de Fora no mês de setembro, onde o grupo se apresentou junto à oito corais de diferentes locais do país e um do Paraguai. Em dezembro de 2018, o Coral realizou um concerto acessível, com intérprete de Libras, com o repertório “Os ritmos no Natal”, no auditório do Colégio Imaculada Conceição.