Estudantes que estão cursando o ensino médio em escola pública, são bolsistas integrais em escolas privadas ou estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção da taxa de inscrição para o Pism 2026 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O prazo para envio dos pedidos começa na próxima segunda-feira, 28, às 15h, e encerra às 18h do dia 8 de agosto. Pedidos devem ser realizados exclusivamente pela Área do Candidato.
Atenção: embora a gratuidade seja garantida por lei, é necessário cumprir os critérios e prazos estabelecidos, além de apresentar a documentação exigida. Um dos principais cuidados é com o preenchimento e o envio do formulário de isenção, que deve estar carimbado e assinado pela instituição de ensino. Saiba como fazer o pedido:
Quem pode solicitar a isenção?
A isenção da taxa de R$150 pode ser solicitada por candidatos que se enquadrem em uma das duas modalidades abaixo:
- CadÚnico: estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
- Escolaridade e renda: estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada;
Procedimento e documentação exigida
Candidatos que solicitarem a isenção com base no CadÚnico precisam informar o Número de Identificação Social (NIS) de titularidade do próprio candidato. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição, com o preenchimento das informações exigidas pelo sistema.
Ao preencher o cadastramento on-line de inscrição, o candidato deve declarar que pertence à família de baixa renda, possuindo renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo. O NIS informado precisa ser do próprio candidato e não de seus pais ou de terceiros. A Universidade consulta o Órgão Gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.
Já aqueles que solicitarem com base na escolaridade e renda devem apresentar declarações escolares digitalizadas de todas as séries do ensino médio, se for o caso, assinadas e carimbadas pela instituição de ensino. Os arquivos podem estar em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. O pedido de isenção deve ser realizado exclusivamente de forma on-line e dentro do prazo estabelecido.
Informações incorretas ou documentação ilegível podem levar ao indeferimento da solicitação. O candidato que tiver a solicitação indeferida após o recurso deve gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) na Área do Candidato e efetuar o pagamento da taxa de R$150, dentro do prazo previsto, para que sua inscrição no Pism 2026 seja efetivada.
Preenchimento do formulário
Os candidatos que solicitarem a isenção com base na escolaridade devem preencher corretamente o formulário disponível no Anexo VIII do edital.
No documento, é necessário informar o nome completo, CPF, módulo do Pism em que está inscrito e os dados referentes à trajetória no ensino médio, como série, ano letivo, nome da instituição de ensino, cidade e estado.
Também deve ser indicada a duração do curso (três ou quatro anos), bem como o tipo de escola frequentada: pública ou privada com bolsa integral.
Além disso, os participantes devem estar atentos ao preenchimento das séries conforme o módulo em que estão inscritos: estudantes do Módulo I (triênio 2025-2027) devem preencher apenas os dados do 1º ano; os do Módulo II (triênio 2024-2026), os dados do 1º e 2º anos; e os do Módulo III (triênio 2023-2025), os dados referentes às três séries do ensino médio (e à quarta, no caso de curso técnico com essa duração).
A declaração deve ser datada, assinada e carimbada por um funcionário da instituição de ensino emissora, sob pena de indeferimento do pedido.
Recursos e resultado
O resultado dos pedidos de isenção está previsto para 27 de agosto, a partir das 15h. Os que não forem contemplados podem entrar com recurso no dia 28, entre 9h e 16h. O resultado do recurso será disponibilizado em 2 de setembro.
Caso o estudante não consiga a isenção da taxa de inscrição, o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$150, deve ser feito até 5 de setembro, exclusivamente, no Banco do Brasil, considerando o prazo de compensação bancária.
Prazos e recursos
- Solicitação da isenção: a partir das 15h do dia 28 de julho às 18h do dia 8 de agosto
- Divulgação do resultado preliminar: a partir das 15h do dia 27 de agosto
- Período para interposição de recurso: das 9h às 16h do dia 28 de agosto
- Resultado do recurso: a partir das 15h do dia 2 de setembro
Leia mais
Edital completo do Pism 2026
Edital em Libras
Outras informações
(32) 2102-3738 / (32) 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).


