Comissão de Verificação das Autodeclarações Étnico-raciais (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Provas ocorrem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

As provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 vão ocorrer nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019. A informação é da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). A previsão é que o edital do Pism 2020 seja divulgado em junho.

O Pism é o processo seletivo seriado em que estudantes do ensino médio fazem provas ao final de cada ano letivo. A soma dos resultados de três anos de prova – após aplicados os devidos pesos de cada etapa – dá a chance de o aluno ingressar na Universidade. Por ser dividido, o programa cobra os conteúdos aprendidos durante o ano. Além disso, os candidatos têm a chance de evoluir progressivamente ao longo dos três anos.

As provas são divididas em dois dias, com questões objetivas e discursivas. Os módulos I e II do Pism equivalem a 120 pontos, com pesos 2 e 3. Já o módulo III contabiliza 140 pontos, com peso 5. É apenas no terceiro ano de realização de provas que o candidato deve indicar o curso que pretende fazer e a parte discursiva é de acordo com a área de conhecimento desejada.

Atendimento especial

Os candidatos que precisarem de atendimento especial para o Pism 2020 poderão fazê-lo nos mesmos moldes do ano passado. Como um dos dias de prova ocorre no sábado, os candidatos sabatistas, que não desempenham atividades aos sábados antes do pôr do sol por convicção religiosa, farão os exames em horário especial.

Tira dúvidas

A Copese dispõe de um serviço de informação às escolas sobre o processo seletivo, em que professores e diretores podem tirar dúvidas e programar visitas de servidores da Copese. Para solicitar, basta enviar e-mail para vestibular@ufjf.edu.br.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br