Nesta fase, são avaliados conhecimentos teórico-musicais e capacidade do candidato em lidar com eles (Foto: Visualhunt)

Acontece no dia 30 de setembro a primeira etapa das provas de habilidade específica para os candidatos ao Bacharelado e à Licenciatura em Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A prova de Teoria e Percepção Musical será das 8h às 9h30, no Instituto de Artes e Design (IAD). Nesta fase serão avaliados os conhecimentos teórico-musicais e a capacidade em lidar com eles do candidato ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e ao Vestibular de Música 2019.

De acordo com o edital, a prova de Teoria e Percepção Musical, com conteúdo comum para candidatos ao Bacharelado e à Licenciatura, é composta por 30 questões objetivas, sendo algumas a serem respondidas com base na audição de trechos musicais gravados. Os conteúdos abordados incluem ritmo; melodia; harmonia; textura; notação nas claves de sol, do e fa; timbres e dinâmica; e linguagem e estruturação musicais.

Nessa etapa, cada questão vale um ponto. Para conseguir a aprovação, o candidato precisa obter uma pontuação igual ou superior a 50%, ou seja, um mínimo de 15 pontos. O gabarito da prova será divulgado a partir das 15h do dia 1º de outubro no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

O candidato poderá fazer, via recurso, o requerimento da revisão da prova de Teoria e Percepção Musical e do espelho do cartão resposta da prova objetiva, por meio do email vestibular@ufjf.edu.br, no dia 2 de outubro, das 9h às 16h. O resultado será informado a partir das 15h do dia 4 de outubro, pelo mesmo email.

Segunda etapa – Prova prática
Nos dias 9 e 10 de outubro, acontece a segunda etapa, com aplicação das provas práticas, no mesmo local, a partir das 8h. O horário específico para cada grupo de candidatos será definido no dia 5 de outubro e divulgado no site da Copese. Nesse momento é avaliada a desenvoltura instrumental e técnica dos candidatos, sua expressividade e compreensão musicais.

Para essa fase, a prova seguirá o programa específico para cada modalidade do curso. A dinâmica das provas varia de acordo com as opções de bacharelado e licenciatura. As habilitações para o candidato ao Bacharelado são em flauta transversal, violão, violino, violoncelo, piano, canto e composição musical. Os candidatos à Licenciatura devem executar três peças, sendo uma de livre escolha; e duas do repertório erudito ou popular, de acordo com instrumento musical ou canto, prevista no edital.

A prova de prática musical vale cem pontos. Metade dessa nota considera critérios de desenvolvimento técnico, como postura, afinação, precisão rítmica, fluidez na leitura, articulação e fraseado. Os outros 50 pontos são de acordo com o desenvolvimento interpretativo, como andamento da execução, adequação estilística, musicalidade e maturidade interpretativa. Será considerado apto o candidato que conseguir pontuação igual ou superior a 70% dos pontos, ou seja, o mínimo de 70 dos pontos.

Caso o candidato ao curso de Bacharelado em Música tenha escolhido como segunda opção o curso de Licenciatura em Música serão acrescentadas duas peças ao repertório da prova prática musical referente a cada habilitação. O candidato ao Bacharelado que não for considerado apto na prova de prática musical para o ingresso neste curso, mas for considerado apto para o ingresso na Licenciatura, não precisará fazer novas provas de habilidade específica, desde que tenha, no ato da inscrição, indicado o curso de Licenciatura em Música como sua segunda opção.

Outras informações
vestibular@ufjf.edu.br