(Imagem: Campanha Pism 2019)

Terminam na próxima segunda-feira, 27, as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019. As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line até as 18h na Área do Candidato. Os participantes precisam estar atentos aos documentos necessários, uma vez que o edital obriga, por exemplo, o uso do CPF e o fornecimento de um e-mail válido e ativo. O pagamento da taxa deve ser feito até 20h do dia 28 de agosto, exclusivamente no Banco do Brasil.

Para o Pism 2019 são oferecidas, ao todo, 2.318 vagas em 72 cursos na UFJF. As vagas são distribuídas pelos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, sendo 1.903 vagas em 62 cursos no campus sede, e 415 vagas em dez cursos no campus avançado.

Até o dia 27, os candidatos podem alterar dados cadastrais e pessoais, mesmo depois do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), na Área do Candidato. É possível mudar informações como grupo de cotas, curso desejado, necessidade ou não de atendimento especial e cidade escolhida para fazer a prova. Dados pessoais como CPF, nome, data de nascimento e e-mail também podem ser alterados.

Sistema de cotas

Os candidatos precisam estar atentos a todos os pontos do edital, incluindo o grupo cotista a qual pretendem se candidatar. O sistema para ingresso conta com dez grupos, sendo nove destinado às cotas. Para se cadastrar a um deles A, A1, B, B1, D, D1, E e E1, é preciso que o candidato tenha cursado o ensino médio inteiro em escola pública, bem como respeitar as demais condições impostas a cada um deles. Já o grupo F é destinado somente a candidatos surdos que concorrem a vaga no curso de Letras-Libras. Ao grupo C a candidatura pode ser feito independentemente de qualquer condição imposta aos outros grupos.

Nome social

A próxima segunda-feira também é data limite para a solicitação do uso de nome social. Para isso, é necessário que o candidato, durante a realização de sua inscrição, marque os campos e submeta cópia digitalizada e devidamente preenchida do formulário próprio disponibilizado no site da Copese, até as 18h do dia 27 de agosto, para análise e deferimento. De acordo com o edital, caso o candidato seja menor de 18 anos o formulário deverá conter a assinatura dos pais ou responsável, juntamente com uma cópia do documento de identidade do responsável.

Comprovante definitivo

O comprovante definitivo de inscrição, prova do deferimento e efetivação da inscrição em quaisquer dos módulos, deve ser impresso pelo candidato a partir das 15h do dia 20 de novembro até as 12h do dia 1º de dezembro, no site da Copese. Em nenhuma hipótese esse comprovante definitivo será enviado particularmente ao candidato, seja qual for o meio (Correios, e- mail, etc).

Outras informações: (32) 2102-3755/ 3738 (Copese)

Edital Pism 2019