(Imagem: Campanha Pism 2019)

As inscrições para o Pism 2019 ainda estão abertas mas, mesmo quem já se cadastrou para fazer a prova, pode acessar o sistema para solicitar atendimento especial. A possibilidade de fazer o pedido após o pagamento da taxa é uma novidade deste ano. O prazo é o mesmo estabelecido para as inscrições e vai até as 18h do dia 27 de agosto.

No momento em que se inscreve no processo seletivo, o candidato tem a opção de informar se necessita de atendimento especial para a prova. Porém, mesmo após ter confirmado a inscrição e realizado o pagamento, ele ainda pode fazer sua solicitação na Área do Candidato – ambiente virtual que gerencia as inscrições do Pism -, desde que se atente ao prazo determinado.

Aqueles com demandas que necessitem de comprovação por laudo médico devem verificar se o documento foi emitido a partir do dia 1º de maio de 2018 e se contém descrição de sua condição específica ou doença.

Quem pode solicitar?

Podem solicitar atendimento especial candidatos sabatistas; lactantes; com transtorno do espectro autista; com deficiência auditiva, física/motora, intelectual, múltipla ou visual; com dislexia; obesidade; surdocegueira; transtorno do déficit de atenção; hiperatividade ou que, por motivo cultural ou religioso, necessite de usar adereços na cabeça ou no rosto.

Dentre os recursos que podem ser requisitados para a prova estão o auxílio ledor ou transcritor, que consiste em ajuda para leitura e/ou escrita; intérprete de Libras; prova em braile ou ampliada; uso de aparelho auditivo; lupas; dilatação de tempo; salas acessíveis; carteiras e cadeiras em tamanhos maiores e, também, mesas adaptadas para uso de cadeira de rodas.

Provas só em Juiz de Fora e Governador Valadares

O atendimento especial só será realizado nas cidades de Juiz de Fora e Governador Valadares, exceto os casos em que, após análise, for verificado não haver necessidade de procedimentos específicos ou a presença de profissionais especialistas. Neste cenário, o atendimento poderá ser feito nas demais cidades onde a prova acontece. O edital completo, com todas as informações a respeito do atendimento especial, pode ser acessado aqui.

Após o prazo estabelecido, não serão aceitas mais solicitações e o candidato deverá prestar o exame sob as condições regulares, salvos casos de urgência ocorridos nas 48h anteriores à realização das provas e comunicados à instituição por meio do e-mail vestibular@ufjf.edu.br.

O resultado das solicitações estará disponível para consulta na Área do Candidato a partir do dia 26 de setembro. Este ano, o Pism oferece 2.138 vagas distribuídas em 72 cursos e as provas ocorrem nos dias 1º e 2 de dezembro em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda (RJ).

Assista ao vídeo em Libras

Outras informações: (32) 2102-3738 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)