De camiseta preta, xx se concentra para ouvir os trechos musicais tocados durante a prova (Foto: Alexandre Dornelas)

De camiseta preta, Luiz Guilherme se concentra para ouvir os trechos musicais tocados durante a prova (Foto: Alexandre Dornelas)

Na manhã deste domingo, dia 22, estudantes realizaram a primeira etapa da prova de habilidades específica para o vestibular de Bacharelado e Licenciatura em Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os candidatos fizeram uma prova com questões objetivas sobre Teoria e Percepção Musical. A prova contou com 30 questões e os vestibulandos que obtiveram um mínimo de dez pontos estão habilitados para a próxima fase.

Thomas Gonçalves, 18 anos, é compositor e veio do Rio de Janeiro para prestar o vestibular pela primeira. O estudante sonha em estudar música para poder aperfeiçoar seu talento. “Componho músicas no violão e a faculdade de música pode me ajudar a conhecer e melhorar técnicas de composição”, afirma Gonçalves, que escolheu a UFJF pela estrutura oferecida pelo curso.

Outro candidato de fora da cidade é Luiz Guilherme, 19 anos, que veio de Itajubá (MG) para tentar a seleção na UFJF pela segunda vez. Ele já é aluno de música na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mas quer ficar mais perto de caso. Em relação ao curso, Luiz Guilherme afirma pretende continuar desenvolvendo suas habilidades como músico.

A segunda etapa do vestibular acontece nos próximos dias 25 e 26, às 8h, no Instituto de Artes e Design (IAD). Serão provas práticas seguindo o programa específico para cada modalidade do curso pretendido pelo vestibulando, – flauta transversal, violão, violino, violoncelo e composição musical. Cada candidato terá 15 minutos para realizar a leitura à primeira vista e executar a performance. A avaliação tem valor de cem pontos e os candidatos precisam de um mínimo de 70 para serem considerados aptos. O resultado será publicado no dia 31 de outubro, a partir das 15h, no site do Vestibular.

Outras informações: http://www.ufjf.br/copese/

Edital