Fechar menu lateral

Orientações para o Programa de Monitoria no Ensino Remoto Emergencial

Para organizarmos a retomada do Programa de Monitoria a partir de 21 de setembro de 2020, precisamos que sejam encaminhadas à Coordenação dos Programas de Graduação/PROGRAD as seguintes informações:
a) Considerando os Projetos de Monitoria (disciplinas ou conjunto de disciplinas) aprovados para a Unidade Acadêmica sob sua direção no Edital expedido para o semestre 2020.1 presencial, indagamos: quantos continuarão em atividade no Ensino Remoto Emergencial (ERE)?
Solicitamos que apresente o detalhamento das disciplinas que entrarão em carga e vínculo com os Projetos de Monitoria;
b)De acordo com a reorganização elaborada na Unidade Acadêmica sob sua gestão, será necessário o remanejamento interno das bolsas de Monitoria?
Solicitamos que explicite o planejamento e as razões que o alicerçam.
c) Tendo em conta a nova organização para o ERE, haverá a possibilidade de liberar alguma bolsa para ser redistribuída pela PROGRAD para outra Unidade Acadêmica? Quantas?

Neste sentido, adiantamos que esta realocação, se houver esta indicação por esta Unidade Acadêmica, será
transitória e somente durante o período em que vigorar o Ensino Remoto Emergencial, considerando os casos de disciplinas que não possam ser ofertadas na modalidade ERE.
Os bolsistas que já estavam em atividade em março deste ano poderão recomeçar a partir de 21/09/2020 e continuar no projeto até o final do segundo semestre letivo de 2020, desde que manifestem expressamente sua concordância em atuar na nova modalidade (por meio remoto) e estejam dentro do período permitido para a recondução. Na página dos Programas de Graduação haverá modelo desse Termo que os monitores deverão assinar.

O mesmo se aplica para os projetos que já haviam selecionado seus bolsistas, mesmo que esses ainda não estejam cadastrados no SIGA. Nessa situação específica, como os servidores do setor também estão trabalhando de
forma remota, será necessário enviar à Coordenação, por meio eletrônico, todos os documentos pertinentes: projeto, Edital, lista de inscritos, ata do processo seletivo e Termo de compromisso.

Conforme consulta à Procuradoria, no caso de projetos que não chegaram a fazer seus processos seletivos para o Edital de 2020, será necessário lançar novo Edital para atender ao ERE, de acordo com o modelo que será
disponibilizado na página da Coordenação dos Programas de Graduação.

Assim que as informações solicitadas nos sejam repassadas, o setor da Coordenação dará início aos trabalhos de reestruturação da Monitoria.