PIBID 2019 – Algumas Produções

As ações do PIBID – Programa Institucional de bolsas de iniciação à Docência da UFJF tem produzido bons frutos. A edição especial 2019 da revista Ponta da Língua, do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Prática Sociais (LEPS) do PIBID Língua Portuguesa traz a temática Diversidade na Ponta da Língua. Os autores são estudantes das turmas de oitavos e nonos anos da Escola Municipal Murilo Mendes. Os resultados publicados na edição são frutos de trabalho coletivo, realizado na referida escola, com a efetiva participação dos alunos sob a orientação dos estagiários do PIBID Língua Portuguesa.

O PIBID Geografia produziu o Atlas Escolar Francisco Bernardino, produzido por Adilson Gregório, estudante do curso de Geografia, sob a orientação do Professor Doutor Jader Janner. O atlas foi elaborado para a formação geográfica dos alunos da Escola Estadual Francisco Bernardino. O objetivo do material é que seja utilizado em sala de aula pelos professores da escola, visando à produção de conhecimento geográfico sobre os espaços de vivência da instituição, a localização da escola no bairro Manoel Honório, em Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais e no Brasil.

O PIBID Ciências Biológicas produziu o livro “Um dia no campo” que tematiza o diálogo entre Seu Benedito e José , pai e filho sobre o cotidiano da agricultura familiar. Trata da descoberta pelo filho da riqueza ambiental que envolve o ofício de seu pai, das tradições dos guardiões de sementes, da relação agroecologia × agronegócio. O livro, dedicado a estudantes da Escola Municipal Guimarães Rosa de Juiz de Fora, Mg, que vivem a relação Campo /Cidade foi produzido pelos estudantes Matheus Vieira Domingues e Júlia Reis Luz, sob a orientação da professora Doutora Angélica Cosenza Rodrigues.