Fechar menu lateral

Palestra Antonio Nóvoa

Antonio Nóvoa

“Como nos tornamos professores e professoras?” Essa foi a questão levantada pelo Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pergunta, longe de ter uma resposta fácil, foi o mote do convite ao professor doutor António Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e representante de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em um encontro informal fechado com professores e educadores no Centro de Ciências da UFJF, Nóvoa abordou o que forma os educadores e quais os rumos do ensino para o futuro.

O professor foi um dos responsáveis pela fusão entre a Universidade Clássica de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa, em 2013. Em 2016, candidatou-se à presidência de Portugal, recebendo cerca de 22% dos votos e ficando em segundo lugar. Sua campanha presidencial teve como um dos motes “A educação como motor da liberdade”.

Ao longo de sua exposição, o professor apresentou suas perspectivas sobre os processos de formação dos professores e os desafios futuros para a manutenção da escola. Ele apontou que vivemos em tempos de metamorfose da escola, onde novas tecnologias e perspectivas sobre o lecionamento se renovam em velocidades não vistas anteriormente. Para Nóvoa, “é necessário que nos preparemos para uma metamorfose de ensino iminente”. Ele ressalta que a valorização do professor é extremamente necessária nos tempos atuais. “Tudo que busca desvalorizar o seu papel é prejudicial para as nossas perspectivas como sociedade.”

“Vivemos hoje uma nova revolução do conhecimento, não se aprende mais das mesmas maneiras que eu aprendi quando era jovem. Temos que pensar o conjunto da formação dos alunos de uma forma mais ampla, de maneira que abarque o novo. As crianças e as tecnologias são muito diferentes do que eram antes. Precisamos repensar criticamente muito do que conhecemos e apreendemos durante anos de atuação”, afirmou o professor.

Para o pró-reitor adjunto de Graduação e membro do Programa de Residência Docente, Cassiano Amorim, a presença de Nóvoa na UFJF é uma ótima oportunidade para a troca de conhecimentos de realidades distintas. “Ele é uma referência acadêmica para a área de formação de professores e de gestão universitária. Neste sentido, tê-lo aqui neste bate-papo traz uma imensa colaboração para nós, que estamos na gestão da Universidade, e para aqueles que estão na formação de novos professores.”