A professora Amanda Muniz Oliveira, Coordenadora do Contra Legem e Profa. do curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), teve seu artigo intitulado “Fundamentos do movimento Direito e Literatura: uma análise dos primeiros sete anos do periódico estadunidense Cardozo Studies in Law and Literature (1989-1995)” publicado na Revista Opinião Jurídica, periódico classificado como Qualis A1 na área do Direito.
O estudo analisa os artigos publicados no periódico Cardozo Studies in Law and Literature entre os anos de 1989 e 1995, período que marcou a consolidação do movimento Law and Literature nos Estados Unidos. Com base nas categorias teóricas propostas por Peters (2005) — Projeto Humanista, Projeto Hermenêutico e Projeto Narrativista —, a autora propõe ainda a criação de uma nova categoria, o Projeto Ético-Legal, voltado à análise das relações entre arte, direito, censura e responsabilidade intelectual.
A pesquisa se insere nas linhas de investigação do Contra Legem: Núcleo de Estudos em Direito e Humanidades (UFJF/CNPq), coordenado pela professora Amanda, e contribui para o avanço dos estudos interdisciplinares entre Direito e Artes, campo no qual a docente é referência nacional e internacional.
📄 Acesse o artigo completo:
https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/5544



