Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: FIN068GV - CONSULTORIA EMPRESARIAL

Horas Aula: 4

Departamento: DEP Ciências Contábeis - Campus Governador Valadares

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Conceitos básicos. Características do trabalho de consultoria empresarial. Perfil do consultor empresarial. Ética empresarial. Mudança organizacional e consultoria empresarial: definições estratégicas – negócio, mercado, clientes e produtos; essência e gerência da mudança. Estratégias. Estudo de viabilidade. Consultoria Empresarial.
I – Conceitos básicos;
II- O consultor: estilos, carreiras, habilidades, marketing pessoal.
III- Ética empresarial.
IV. A atividade de consultoria: tendências contemporâneas, tipo de consultoria.
Tipos de Consultoria:
* Consultoria interna e externa;
* Consultoria empresarial.
V - Características do trabalho de consultoria empresarial.
VI- Mudança organizacional e consultoria empresarial: definições estratégicas – negócio, mercado, clientes e produtos; essência e gerência da mudança.
VII- Estratégias , planejamento estratégico.
VII - Estudo de viabilidade.
BERTI, Anélio. Manual prático de consultoria: diagnostico e analise empresarial. Paraná: Juruá, 2009. 224 p.
FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Administração estratégica da competência empreendedora à avaliação de desempenho. 2. São Paulo Saraiva 2012. recurso online.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial conceitos, metodologia e práticas. 13. São Paulo Atlas 2015. recurso online.
CERTO, Samuel e PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2010. 321 p.
CROCCO, Luciano; GUTTMANN, Erick. Consultoria empresarial. São Paulo: Saraiva, 2005. 134 p.
BARNEY, Jay B; HESTERLY, William S; ZANNI, Pedro.Administração estrategica e vantagem competitiva: casos brasileiros cedidos pela Central de Cases ESPM. São Paulo: Pearson Prentice Hall, c2008. 326 p. ISBN 8576051138.
CHURCHILL, Gilbert A.; PETER J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 636 p.
COSTA, Ana Paula Paulino da.Balanced scorecard conceitos e guia de implementação. Rio de Janeiro Atlas 2008 1 recurso online ISBN 9788597000344.
FREZATTI, Fábio.Gestão da viabilidade econômico-financeira dos projetos de investimento. São Paulo Atlas 2011 1 recurso online ISBN 9788522477722.
KANAANE, Roberto. Curso de marketing cenários, estratégias e ferramentas. Rio de Janeiro : Atlas 2016. recurso online.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing.14. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012. 765 p. ISBN 9788581430003.
LUCCA, Giancarlo. Gestão estratégica balanceada um enfoque nas boas práticas de gestão. São Paulo Atlas 2013. recurso online .
TURBAN, Efraim; BRODBECK, Angela Freitag. Business intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Porto Alegre: Bookmam, 2009. 253 p.
Voltar

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.